24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura acontece em Manaus

O IV Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC), com o tema “Cultura: Tradição e Inovação”, acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, organizado pela Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Concomitantemente acontece o II Seminário Internacional de Sociedade e Cultura na Panamazônia.
A programação, realizada no Centro de Artes da Ufam (CAUA); Academia Amazonense de Letras; auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA); Museu Amazônico; Praça Antônio Bittencourt (Congresso) e Largo São Sebastião, terá Mesas -Redondas; Encontros de Pesquisadores; Discussão nos Grupos de Trabalho, além de inúmeras apresentações artístico -culturais.
As exposições terão espaço no CAUA e no Museu Amazônico e os shows acontecerão na praça do Congresso e Largo de São Sebastião. Coral da Ufam e banda Puxirum estão entre as diversas atrações, assim como o Boi-Bumbá.
No dia 10 de novembro estarão no palco da Praça do Congresso, às 19h, representando a cultura de Garantido e Caprichoso: o levantador do Caprichoso, David Assayag; a Rainha do Folclore do Garantido, Isabelle Nogueira; e o dançarino Adriano Paquetá, representando o pajé, acompanhados pelo grupo de dança Wanko Kaçaueré. O show é baseado no artigo “Referenciais da cultura indígena no contexto do boi bumbá”, escrito por Djane Senna, sob a orientação de Priscila Pinto, artista visual e professora de artes da Ufam, que compõe os anais do IV EBPC.

Objetivo do evento

O objetivo do evento é reunir pesquisadores que investigam a área da cultura dentro e fora das universidades, e que estão espalhados no território nacional, nas diferentes disciplinas e em diferentes contextos sociais. O evento será realizado pela primeira vez na região norte, e espera fomentar o diálogo entre campos, instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração. As temáticas dos grupos de trabalho são: Cultura e comunicação; Processos culturais e desenvolvimento; Cultura e educação; 4. Cultura e juventude; Cultura e relações internacionais; Cultura e religião; Cultura e saúde; Cultura e territórios; Cultura, tradição e inovação; Diversidade cultural; Economia criativa e design; Economia da cultura; Gestão e instituições culturais; Linguagens artísticas; Patrimônio cultural; Políticas culturais; Teorias da cultura; Cultura e direito; Cultura digital; Paisagem sonora, colaboração e audiovisual.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui