29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

IX Feira de Educação Profissional e Inovação do SENAI

Alunos do SENAI expõem projetos inovadores para a indústria

Soluções inovadoras para a indústria serão apresentadas nesta sexta-feira, 18, pelos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), na Feira de Educação Profissional e Inovação, da Escola SENAI Antônio Simões. Estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem industrial vão expor 19 projetos nas áreas de produção, materiais, administração, segurança e meio ambiente.

A 9ª edição da feira traz o tema “Indústria 4.0” e envolve 339 alunos que, concluída a carga horária de 1.200 horas, desenvolveram alternativas para aumentar a produção e competitividade da indústria.

“A Feira é o momento de apresentar à comunidade escolar, aos pais e à indústria a qualidade da formação profissional de nossos alunos ao fortalecer o processo de amadurecimento dos jovens e adultos que buscam no SENAI o conhecimento. A exposição demonstrará o resultado de pesquisas, ensaios e simulações trabalhadas em sala de aula e laboratórios para resolver situações reais da indústria”, explicou o gerente da Escola SENAI Antônio Simões, José Nabir.

Os estudantes receberam orientação de 25 instrutores para consolidar as soluções apresentadas, utilizando o aprendizado adquirido no SENAI e simulando sua aplicabilidade no processo produtivo.

Segundo o instrutor Marcos Alexandre de Lima, dentre as novidades e desafios que a Indústria 4.0 propõe, a comunicação entre máquinas é um dos pontos mais importantes, tendo em vista que, a partir dessa comunicação os sistemas podem se auto- organizar dentro do processo de produção, mesmo que estejam em empresas, cidades ou até países diferentes. Marcos acompanhou o desenvolvimento do projeto “Gerenciamento de operações de manufatura para produtos comuns em empresas diferentes”.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos dos cursos técnicos de mecatrônica e redes. A proposta que será apresentada na feira é de um sistema de comunicação entre empresas que fabricam o mesmo produto, de forma que a meta geral de produção se concentre em um sistema comum a todos e, a partir daí, o sistema atualize as informações até atingir o objetivo. Com a meta atingida, é possível quantificar o mérito individual de cada empresa a partir da produção alcançada.

Os alunos de redes ficaram responsáveis pela implementação e configuração da rede para o gerenciamento do sistema, e os alunos de mecatrônica desenvolveram a programação de CLPs e do software de gerenciamento das operações de manufatura.

A exposição dos projetos será realizada das 8h às 17h, na própria sede da Escola, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial. O evento é gratuito e destinado a estudantes, técnicos, gestores e o público em geral interessado em educação profissional e informações sobre o potencial do mercado de trabalho para profissionais qualificados.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui