24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

JEAs 2016: Estreia do Jiu-Jítsu e finais do Xadrez marcam o quinto dia do maior torneio interescolar do Amazonas

Mais um dia da 39ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e, com ele, mais medalhas conquistadas pelos estudantes-atletas que participam do maior torneio interescolar do Amazonas. Neste domingo, dia 24, foi a vez do Jiu-Jítsu entrar em cena, modalidade que desde 2014 não era disputada no evento. Além disso, o xadrez também revelou seus campeões. Todas as disputas aconteceram na Vila Olímpica e Manaus, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Sul. A competição é uma realização do Governo do Amazonas.

Para o coordenador da arte suave do JEAs, Diego Vieira, a modalidade mostrou sua força com os 400 atletas inscritos. “Tivemos a participação massiva dos atletas e conferimos bons combates, que revelaram qualidade técnica. A volta do Jiu-Jítsu é uma conquista grande para a modalidade e foi algo que o secretário Fabrício Lima abraçou, juntamente de toda a coordenação dos Jogos. Ter este esporte no torneio significa a valorização dele e a possibilidade de formar e descobrir talentos”, considerou o Mestre.

Um dos destaques no tatame foi João Pedro Santos, que faturou o lugar mais alto do pódio por pontos, pela categoria Infantil, faixa branca. A mãe do atleta, a senhora Arlene Santos, garante que o jovem também é um filho e estudante “de ouro”. “No grito”, ela, inclusive, ajudou o menino a ganhar a competição, de tanto que torceu. “Graças a Deus”, ele é um menino muito bom. Fiquei igual uma louca gritando, pois sei o quanto ele merecia ganhar. Ele se esforçou, treinou e, claro, sou a fã número um dele. João treina todos os dias, mas antes ele vai para aula pela manhã e quando chega vai me ajudar a vender e a servir o almoço, pois tenho uma barraquinha de comida lá no Coroado (bairro da zona Leste de Manaus)”, contou a “mãe coruja”.

Para João, a estreia no JEAs não poderia ter sido melhor. “Estou muito feliz, pois fiz três lutas. Foi mais difícil do que eu pensei, mas consegui o ouro e amanhã vou levar minha medalha para a escola e para a barraquinha da minha mãe, preciso mostrar para os clientes”, disse o estudante da Escola Estadual Cacilda Braule Pinto.

Outro que se deu bem foi Sidney Couto. O faixa branca da categoria Juvenil faturou a medalha de ouro por pontos, após uma luta ferrenha. “O meu adversário era muito forte e rápido, travava muito as pernas, mas me concentrei bastante e fiz tudo aquilo que eu já havia treinado e, assim, consegui a medalha. Estou muito feliz”, comentou o atleta da Escola Municipal Jorge Rezende, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, que falou de sua preparação para os Jogos. “Treinei bastante, mas também cuidei do meu descanso e da minha alimentação. Durante todos esses dias que antecederam a competição, eu fui cedo para cama e fiz uma dieta balanceada. Acredito que essa disciplina me ajudou a ser um campeão”, disse o menino que anota três anos de arte suave.

Vitórias no xadrez

Um dos jogos mais populares do mundo, o xadrez, também foi o responsável pela alegria de alguns atletas na manhã deste domingo, dia 24, com as finais da categoria Infantil. Disputado no auditório da Vila Olímpica de Manaus, a modalidade revelou Emanuelly Nóbrega como a grande campeã pela categoria Sub-12. Na segunda colocação, ficou Adrielly Marinho e na terceira, Anne Batista.

“Ano passado eu também participei do JEAs, mas fiquei em terceiro lugar pela Mirim, e hoje estou muito feliz por ter ficado com o ouro na estreia da categoria infantil. Somei quatro pontos e precisei de muita concentração, o que não é tão difícil para mim, pois sou bastante calma. Agora é me preparar para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ)”, comentou a estudante do Centro Educacional La Salle, encarada com bons olhos pelo vice-presidente da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), Sérgio Cardoso. “Para ser um bom jogador é necessário a pessoa ter domínio dos sentimentos, ter cautela e não deixar o nervosismo tomar conta. E isso foi possível observar na Emanuelly. Acho que ela tem chances no JEJ”, comentou o gestor, ao destacar que a modalidade desenvolve a capacidade técnica e mental da pessoa.

Estudante da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, Rogério dos Santos também se destacou pela Infantil e garantiu o primeiro lugar pela Sub-14. O garoto conta que começou a praticar a modalidade depois que viu um colega de escola ganhar um troféu. Seu objetivo, a partir daí, também foi de ser um campeão.

“Há dois anos, um colega de classe, o William Ataíde, chegou mostrando um troféu e medalha que havia conquistado numa competição de xadrez. Eu pensei que queria aquilo para mim e que ainda poderia ganhar dele. Fiz as duas coisas, só que agora estou em busca de mais conquistas”, ressaltou o jogador, que tem como técnico Ramsés Arenilla.

Dividindo o pódio com Rogério, o estudante Caetano Melo ficou com o segundo lugar (La Salle) e Miguel Silva com o terceiro (Laviniense Ensino Integrado).

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui