24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Jesuítas arrecadam donativos para ajuda emergencial a migrantes e refugiados em Manaus

Na América Latina, o fechamento das fronteiras e o isolamento social implantados para mitigar a propagação do vírus da pandemia da covid -19, aumentaram a situação de vulnerabilidade e precariedade de muitos migrantes e refugiados. A recomendação da Organização Internacional para Migrantes (OIM) é que os Governos incluam nos seus planos nacionais de vacinação os mesmos critérios que são usados para os seus próprios cidadãos nacionais em termos de risco, de idade e vulnerabilidades médicas, sem discriminar as pessoas em mobilidade, o que ainda em muitos países não é realizado. Essa realidade associada ao colapso do sistema de saúde da cidade de Manaus – AM e toque de recolher, aponta um cenário ainda mais devastador para migrantes e refugiados que em sua maioria vivem aglomerados no município em abrigos ou espaços alugados e que estão limitados a oportunidades de empregos, até mesmo os informais.

Com este cenário, no intuito de minimizar as consequências socioeconômicas e implicações de saúde ocasionadas pela pandemia entre este grupo de pessoas, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), em Manaus, da Companhia de Jesus na Amazônia, articula uma Campanha de Ajuda Emergencial para ampará-los por meio da arrecadação de donativos materiais.

De acordo com Mikely Tapudima, Analista Social do SJMR, no momento em que se vivencia uma segunda onda do COVID 19 em Manaus, a equipe do SJMR busca com a Campanha Emergencial “receber doações de cestas básicas, kit de higiene pessoal e limpeza para beneficiar migrantes, solicitante de refúgio e refugiados que se encontram em situação de vulnerabilidade social, principalmente as mulheres e crianças”. Segundo ela “muitas mães entram em contato a procura dos alimentos básicos como leite, fraldas e alimentação e relatam que estão passando fome e estão sendo despejadas porque não tem como pagar o aluguel”. A equipe, vendo a necessidade,resolve dar uma resposta humanitária no contexto emergencial, prestando apoio a essas pessoas.As doações estão sendo recebidas na sede do SJMR, localizado na Av. Constantino Nery, 1059 – Bairro São Geraldo.

+ INFORMAÇÕES

Sobre o SJMR

O SJMR é uma obra da Província dos Jesuítas do Brasil e faz parte da rede de apoio à Migração e Refúgio internacional da Companhia de Jesus, presente em mais de 50 países. Um trabalho que busca servir, acompanhar e defender quem migra, promovendo sua dignidade e direitos para o reconhecimento da riqueza da diversidade humana. No Brasil está presente em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). Além disso, nos locais onde está inserido busca atuar em parcerias com a Igreja Local, ONG’s e Sociedade Civil.

As atividades desenvolvidas nos escritórios locais, geralmente, são de aporte a documentações (carteira de trabalho, revalidação de diploma, confecção de currículos, etc.), oferta de cursos profissionalizantes, atendimento assistencial e jurídico e participação em ações em rede para incidência política no que diz respeito a melhorar a realidade das pessoas em migração e refúgio. Em Manaus, o SJMR está atuando desde 2018.

spot_img