25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

João Doria decide sobre lockdown em São Paulo

Nesta segunda-feira (25), o governador tucano João Doria vai fazer uma reunião por videoconferência com prefeitos do Estado de São Paulo para alinhar os próximos passos da contenção da pandemia. Essa semana será decisiva para a adoção ou não de um lockdown em SP, informa a Jovem Pan.

O ‘MegaFeriadão’ foi a última cartada, segundo o site, da prefeitura para aumentar o isolamento e evitar medidas mais restritivas na capital. No entanto, o resultado não foi o desejado.

O índice de isolamento social neste sábado ficou em 53%. No Estado, esse número foi ainda menor: de 51%. Ambos abaixo do mínimo necessário de 55%, estabelecido pelo Centro de Contingência para que o sistema público de saúde não entre em colapso.

Com esse cenário, uma decisão sobre o lockdown será anunciada nesta quarta-feira. Um plano de confinamento obrigatório já está pronto e aguarda a decisão de Doria.

Porém, a medida divide opiniões já que sua aplicação não é considerada fácil por membros do governo. Isso acontece porque há alguns empecilhos, como a ineficácia de um fechamento apenas na capital enquanto as cidades da Região Metropolitana continuariam abertas.

De acordo com a Jovem Pan, além disso, aplicar a medida apenas na cidade ou mesmo em todo o estado de São Paulo dificultaria a fiscalização e penalização para os infratores do isolamento.

Segundo o Centro de Contingência ao Coronavírus, se o isolamento social não aumentar, a pandemia pode permanecer no Estado até o mês de outubro. Por Gazeta Brasil

spot_img