Com expectativa de reunir até 4 mil trabalhadores-atletas do Polo Industrial de Manaus (PIM), em 11 modalidades esportivas, os Jogos SESI 2016 encerram no próximo dia 20 a fase de inscrições das equipes. A competição, que está em sua 16ª edição, tem previsão de acontecer entre os meses de maio e agosto deste ano nas arenas do Clube do Trabalhador do Amazonas e na Vila Olímpica de Manaus.

De acordo com o supervisor de Esportes do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), Alberto Júnior, para participar dos jogos, o atleta deve ter vínculo empregatício com empresa do PIM, e comprovar a admissão até dois meses antes do início das competições.

Das 11 modalidades em disputa, seis são coletivas (futebol sete master, futebol sete principal, futebol de campo, futsal, vôlei indoor e vôlei de praia) e cinco individuais (xadrez, tênis de campo, tênis de mesa, natação e atletismo). No masculino, o atleta poderá participar de até duas modalidades, sendo uma coletiva e outra individual, enquanto no feminino, a atleta poderá competir em duas modalidades coletivas e uma individual.

A maior parte das modalidades será desenvolvida no Clube do Trabalhador, que dispõe de dois ginásios poliesportivos, duas quadras de tênis, piscina olímpica, dois campos de futebol de grama sintética e áreas climatizadas, onde são disputadas as partidas de xadrez. O Clube conta ainda com o Estádio Roberto Simonsen, que oferece gramado de excelente qualidade, túneis de acesso aos vestiários, cabines de som e área de aquecimento para os atletas. Na Vila Olímpica de Manaus ficarão concentradas as provas de atletismo e tênis de mesa.

Para o supervisor de Esportes, os jogos contribuem para um estilo de vida saudável entre os trabalhadores, além de representarem um grande momento de confraternização para os industriários e familiares.

Em 15 anos, desde que substituíram as antigas Olimpíadas Operárias, os Jogos SESI revelaram muitos atletas de talento entre os trabalhadores amazonenses, alguns de projeção nacional, como o velocista Sandro Viana, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos 2007, no revezamento 4×100.

As inscrições para os Jogos SESI 2016 devem ser feitas no Clube do Trabalhador, localizado na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, bairro São José, zona Leste.