26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Jornada de Empregabilidade é realizada em prol de jovens venezuelanos

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), realizará a Jornada de Empregabilidade na próxima quinta-feira, dia 22, das 9h às 10h30, voltada à jovens venezuelanos, que residem em Manaus. A ação acontecerá na sede da instituição, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 626 – Centro.

As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser realizadas por meio do link: http://bit.ly/HermanitosAprendiz. Para se inscrever, é necessário ter entre 14 a 24 anos.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do projeto no Hermanitos, Djane Medeiros, a jornada acontece mensalmente, desde abril, e já beneficiou mais de 90 jovens.

“Nas atividades apresentamos inúmeras possibilidades do caminho das profissões. O processo contribui para pensar sobre quais as áreas são mais promissoras e que apresentam melhores possibilidades de ascensão”, informa a coordenadora.

A jornada recebe o apoio de uma psicóloga habilitada, que conduz orientações profissionais com as técnicas e instrumentos permitidos pelo Conselho Regional de Psicologia. A orientação funciona como medida preventiva, evitando a ansiedade no processo de busca de oportunidade no mercado de trabalho e na dificuldade de filtrar informações sobre o tema.

“Os jovens refugiados possuem os mesmos sonhos que um outro jovem, independentemente de suas origens, nacionalidade. Almejam uma profissão e se preparam para essa meta, que é entrar no mercado de trabalho”, explica Djane Medeiros.

ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) tem parceria com o Hermanitos para a promoção de oportunidades de qualificação profissional e de acesso ao trabalho e geração de renda, promovendo a integração local de refugiados e migrantes venezuelanos em Manaus.

Segundo o assistente sênior de Soluções Duradouras do Escritório de Manaus da ACNUR, Rafael Yoshida Machado, a Jornada de Empregabilidade permite que os candidatos às vagas de trabalho construam seus planos profissionais no Brasil, além de instruí-los para os processos seletivos de acordo com que acontece nas principais empresas do país.

“Dessa forma, jovens e adultos que buscam vagas de trabalho e programas de Jovem Aprendiz se encontram muito mais preparados para terem sucesso em contratações e em suas trajetórias profissionais”, enfatiza Yoshida.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 99355-2094 ou na sede do Hermanitos.

Foto: Divulgação

spot_img