As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

José Ricardo propõe Sessão Especial para tratar da Campanha da Fraternidade 2015

O deputado José Ricardo Wendling (PT) propôs Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), aprovada em plenário na manhã desta sexta-feira (6), para tratar sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2015 – “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, que tem como lema “Eu vim para servir” (Mc, 10, 45). “Parabenizamos a Igreja Católica, na pessoa de Dom Sérgio Castriani, arcebispo Metropolitano de Manaus, que está apresentando o tema da Campanha da Fraternidade no Amazonas e as suas motivações. Ao longo desses dias, junto com a igreja, estamos ajudando na formação das lideranças e de pessoas interessadas em debater o tema, seja dentro das igrejas ou nas comunidades”, informou.

O tema da Campanha pretende recordar a vocação e a missão dos cristãos, a partir do diálogo entre igreja e sociedade. “E uma das propostas defendidas para este ano é a participação do cidadão e cristão na política. Inclusive, como ação concreta, a igreja está apoiando as mudanças nas regras da política brasileira, por meio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, formulado por mais de cem entidades da sociedade civil, que defendem uma reforma política democrática e eleições limpas”, declarou José Ricardo, destacando que o material de divulgação da CF 2015 traz a figura do Papa Francisco beijando os pés de uma pessoa, em sinal de simplicidade e de ser o primeiro a servir. “O mais puro retrato que deve ser a igreja”.

CBA: UMA LUTA DE TODOS!

Na manhã de hoje, o Movimento Pró-CBA, que integra pesquisadores e bolsistas do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), realizou manifestação em frente à sede da instituição. Eles reivindicam pagamentos atrasados das bolsas, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e definição jurídica para o Centro, além da criação de Conselho Gestor Científico e Administrativo, para que a produção científica possa ajudar no desenvolvimento no Amazonas.

O deputado José Ricardo tem acompanhado a situação do CBA. Já realizou debates, inclusive, protocolou este ano, em Brasília, novo ofício pedindo informações sobre essas questões. Ontem, ele recebeu a coordenação do Movimento Pró-CBA. Na ocasião, entrou em contato com o Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e, por meio do diretor de Tecnologia e Inovação, Sr. Rafael de Sá, foi informado de que o pagamento das bolsas será efetivado nos próximos dias, pela Fundação Djalma Batista.

“Precisamos saber a quem interessa o CBA: aos empresários, à universidade, aos governos Estadual e Federal? Porque acredito que essa instituição deve ser uma luta de todos, já que é uma grande alternativa de desenvolvimento do Estado, diante da sua grande biodiversidade. Não podemos ficar eternamente dependentes da Zona Franca de Manaus. Por isso, o Centro de Biotecnologia não pode ficar apenas num sonho não realizado. Temos que lutar por ele”, finalizou o parlamentar.

você pode gostar também