24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Jovem acusado de cinco homicídios e duas tentativas de homicídio é preso na zona sul de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas cumpriu mandado de prisão temporária por homicídio, em nome de Darlei Sales de Vasconcelos, 19 anos, conhecido como “Argentino”. Ele foi preso, em flagrante, na tarde da última segunda-feira (15), por volta das 17h30, no bairro Raiz, zona sul da cidade, por policiais militares da Força Tática, com uma espingarda calibre 12 e quatro munições do mesmo calibre.

O infrator está sendo investigado por envolvimento em cinco homicídios e duas tentativas de homicídio, ocorridos entre os dias 11 e 15 deste mês, em bairros da zona sul da cidade.

O diretor do o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado George Gomes, destacou que a prisão de Darlei é resultado de uma ação policial deflagrada em conjunto com a Polícia Militar, por meio do CPA Sul e Força Tática, e as equipes do 1º, 2º e 7º (DIPs), além da DEHS.

“O que estamos apresentado é resultado de um trabalho integrado das Polícias Civil e Militar. Ressalto que a Polícia Civil, por meio da 1ª Seccional Sul, juntamente com os DIPs que participaram da ação policial, trabalhou efetivamente nas investigações deste caso. Já a Polícia Militar atuou na prisão do infrator”, esclareceu Gomes.

Prisão – Darlei foi preso com outros três indivíduos, em uma residência situada na rua Daniel Sevalho, bairro Raiz. Durante os trabalhos, os policiais militares apreenderam com o grupo uma espingarda calibre 12; duas pistolas, sendo uma calibre ponto 40 e outra 380, munições de calibre 12, ponto 40 e 380, além de um carro da montadora Chevrolet, modelo Onix, de cor branca.

Conduzidos ao 1º DIP, os quatro infratores foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Durante a ação, Darlei ainda se passou pelo próprio irmão, fornecendo uma identidade falsa.

“A Polícia Militar está atuando de forma integrada à Polícia Civil. Nossa equipe de inteligência fez a intervenção devida aos infratores. Após as prisões, os infratores foram apresentados e entregues à Polícia Civil para as devidas providências legais. A nossa estratégia é estar com a equipe de inteligência em campo, trabalhando junto com a comunidade”, relatou o comandante de Policiamento da Aérea (CPA) Sul, tenente-coronel Leandro Benevides.

Investigação – No 1º DIP, os policiais civis constataram que Darlei não deu o nome correto e conseguiram identificar que ele possuía um mandado de prisão temporária em nome dele, solicitado pelas equipes da DEHS, por envolvimento no homicídio de Jocta Gil da Silva Araújo, ocorrido no dia 30 de maio deste ano, no beco Orion, na rua São Benedito, bairro Aleixo, zona centro-sul da cidade.

A ordem judicial foi expedida no dia 10 de julho deste ano, pela juíza Andrea Jane Medeiros, no Plantão Criminal. “Já tínhamos o mandado de prisão temporária em nome dele, por esse crime cometido no bairro Aleixo, no final do mês de maio. Além desses, ‘Argentino’ está sendo investigado pela participação em outros homicídios ocorridos na capital. Ele iniciou a atividade criminosa com a venda de drogas e posteriormente passou a atuar em crimes de homicídio, principalmente como pistoleiro”, explicou o delegado Raphael Campos.

O titular da 1ª Seccional Sul informou que, além desse homicídio investigado pela DEHS, Darlei é investigado por envolvimento em cinco homicídios e duas tentativas de homicídio, ocorridos entre os dias 11 e 15 de julho deste ano, em bairros da zona sul.

“O primeiro crime ocorreu no dia 11 deste mês, no bairro Petrópolis, com a morte de Patrick Wheyne Oliveira dos Santos. Na ocasião, o infrator efetuou disparos de arma de fogo na vítima, que veio a óbito. Ainda naquele mesmo dia, Darlei também foi o autor da morte de Tiago Carlos Prata de Oliveira, por volta das 19h, no bairro Morro da Liberdade. Já no último sábado (13/7), o infrator também participou da morte de Anderson Cordeiro Santarém, em via pública, no bairro do Crespo”, disse o titular da 1ª Seccional Sul, Divanilson Cavalcanti.

Na madrugada do último domingo (14/7), por volta das 5h, o infrator participou do homicídio de Adailton da Silva de Souza, no bairro Crespo. Naquele mesmo dia, por volta das 15h, Geovane Ferreira Peres foi morto no bairro Betânia e “Argentino” também tem envolvimento nesse delito. Além desses homicídios, o jovem também estava sendo investigado por participação em duas tentativas de homicídio que aconteceram na trade da última segunda-feira (15/7), na comunidade Cajual, bairro Crespo.

Procedimentos – Darlei foi autuado em flagrante por posse e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e falsidade ideológica. Além disso, o jovem foi indiciado pelo homicídio de Jocta. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio do 1º DIP, ele será levado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul. Posteriormente, será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça.

Divanilson Cavalcanti destacou que a Polícia Civil irá continuar os trabalhos investigativos em torno dos cinco homicídios e das duas tentativas de homicídio que Darlei está envolvido, com o intuito de identificar e prender todos os integrantes do grupo que participaram dos delitos.

FOTO: Alailson Santos / PC-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui