26.3 C
Manaus
segunda-feira, março 18, 2024

Jovem sem os braços alcança em nova conquista

O jovem Leonardo de Souza, 18 anos, alcançou mais uma conquista em sua vida. Depois de ficar conhecido no final do ano passado como sendo o primeiro motorista sem os dois braços a prestar exame de direção e ser aprovado no Amazonas, Leonardo garantiu sua Carteira de Trabalho e já está sendo “disputado” por duas empresas para trabalhar.  

Ele procurou o SINE Amazonas, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), para dar entrada na emissão do documento, uma vez que já tinha sido sondado pelas duas empresas para começar a trabalhar como supervisor de instalação de som altomotivo, uma de suas maiores paixões. Em sete dias ele retornou ao posto central do SINE Amazonas, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, 919, Centro, para buscar seu documento.

“Tenho amigos que trabalham na área e me indicaram. Tudo o que eu sei aprendei sozinho, observando, estudando. Quando tinha 17 anos já haviam me chamado, iria entrar como menor aprendiz, mas decidi esperar, terminar o Ensino Médio. Estava faltando apenas isso (a Carteira de Trabalho) para começar. Agora vou escolher onde vou trabalhar”, contou Leonardo de Souza, que está cursando Eletrotécnica na Fucapi.

O jovem, que nasceu sem os dois membros superiores em razão de uma má formação congênita, conta que com o dinheiro que irá receber no emprego pretende terminar de pagar o carro que comprou. Com o sorriso fácil no rosto, Leonardo diz que o mais importante é não desistir diante das dificuldades. “A vida é sem limites. Não há barreiras para nada”, observa.

Oportunidades – No Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho, pessoas com deficiência podem encontrar vagas de trabalho. Na hora de cadastrar o currículo, a pessoa inclui o tipo de deficiência. E o empregador, quando for incluir uma vaga, pode classificá-la como exclusiva ou deixar claro que a vaga também pode ser preenchida por PCD, indicando que ser compatível com determinadas deficiências. Diariamente o SINE Amazonas alimenta o banco de dados do Portal Mais Empregos com ofertas de vagas de trabalho destinadas a esse público.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui