‘JUNHO VERDE’ – Ação ambiental coleta resíduos eletrônicos nas margens de igarapé

Aparelhos de televisão, monitores e CPUs de computadores usados, baterias de celulares, pilhas e notebooks foram alguns dos objetos recolhidos durante a primeira ação de “Coleta de Resíduos Eletrônicos” realizada, neste sábado, 19/6, pela Prefeitura de Manaus.

Sob a determinação do prefeito David Almeida, a ação, que ocorreu em uma das nascentes do igarapé do Gigante, na rua 20, conjunto Jardim de Versalles, contou com o apoio da empresa Hitachi Astemo Manaus Powertrain, e voltará a ocorrer no próximo dia 26 de junho, em outra nascente do igarapé do Gigante, localizada no conjunto Augusto Montenegro, zona Oeste de Manaus.

A “Coleta de Resíduos Eletrônicos”, que faz parte do “Junho Verde”, programação especial em alusão ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, vai ocorrer também, na primeira quinzena de julho, na comunidade Nova Esperança, na zona rural de Manaus, na Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Tarumã-Ponta Negra.

Versalles

Durante a atividade deste sábado, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Ademir Stroski, parabenizou os moradores da comunidade e também a empresa, por se preocupar com a destinação final desses resíduos.

“A iniciativa da empresa Hitachi ocorre em um momento oportuno e merece reconhecimento. Neste ano, começamos as tratativas com a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Eletroeletrônicos) e a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), visando a implantação da logística reversa desses produtos, quando considerados inservíveis, em conformidade com o Acordo Setorial desses setores no território do Amazonas e atendendo o que dispõe o Decreto Federal n° 10.240, de 12 de fevereiro de 2020. Nosso evento do dia de hoje será relatado às instituições mencionadas”, disse Stroski.

Nessa ação, a Semmas realizou, ainda, a doação de 200 mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais para os moradores da comunidade.

Apoio

Os colaboradores da empresa Hitachi Astemo Manaus Powertrain e os técnicos da Semmas, durante a coleta, contaram com o apoio dos policiais militares da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Texto – Keynes Breves/Semmas

Foto – Divulgação/Semmas