24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

‘Junho Verde’ inicia ação em Parintins com palestras educativas em escolas

As atividades tiveram início na segunda-feira (03/05), na Escola Municipal Mércia Coimbra

Escolas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus em linha reta) estão recebendo palestras com o objetivo de promover a educação ambiental entre os estudantes e a comunidade no entorno delas. A ação faz parte da campanha “Junho Verde”, promovida pelo Governo do Estado no mês do Meio Ambiente.

As ações de educação ambiental estão sendo promovidas por técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura Municipal de Parintins. Ao todo, cinco escolas receberão as palestras sobre resíduos sólidos.

De acordo com o técnico do Ipaam, Elisson Lima, a iniciativa educa não apenas sobre o reaproveitamento de resíduos sólidos, mas a sensibilização dos alunos ao grande problema do município.

“Parintins é um município, assim como outros no interior, que vive um desafio em relação aos resíduos sólidos, por isso educar as crianças em relação ao meio ambiente é muito importante. A palestra informa que a compostagem é uma maneira de diminuir a quantidade de resíduos que vai para os aterros e ainda produz o excelente adubo”, disse.

A gestora da Escola Municipal Mércia Cardoso Coimbra, Franciany Costa, destacou a importância da parceria entre o meio ambiente e as crianças. “As crianças adoram as atividades. A partir do momento que essas palestras são realizadas nas escolas, elas passam a fazer um trabalho de pesquisa, procuram averiguar se aquilo que elas aprenderam realmente acontece e até mesmo em casa eles trabalham a conscientização ao meio ambiente”, explicou.

Ao longo da semana, receberão ainda a palestra as escolas municipais Charles Garcia, Irmã Cristini, São Pedro do Parananema e Santa Luzia do Macurany. A palestra é ministrada pelos técnicos do Núcleo de Educação Ambiental do Ipaam, Elisson Lima e Gilmar Costa.

‘Junho Verde’ – Durante o mês do Meio Ambiente, Manaus e outros 17 municípios do interior do Amazonas receberão atividades do “Junho Verde”. As ações ocorrerão tanto nas zonas urbanas quanto nas zonas rurais, levando também educação ambiental para as Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pela Sema.

A programação completa está disponível no site: www.meioambiente.am.gov.br

FOTO: DIVULGAÇÃO/IPAAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui