24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Kaçaweres: guerreiros prontos para levar o Garantido à arena

Os kaçaweres do Garantido estão preparados para levar o Boi para a arena do Bumbódromo. Conhecidos por empurrar as alegorias vermelhas, os colaboradores do Bumbá fizeram na última segunda-feira, 10, na Cidade Garantido, o cadastro junto a associação folclórica para iniciar os trabalhos em 2019.

Pela manhã, eles receberam orientações do coordenador dos Kaçaweres, Valdenor Santos, e do diretor administrativo do Garantido, Osório Melo. Foram cadastrados 180 kaçaweres, sendo 120 para translado dos módulos alegóricos e 60 para trabalhos nas três noites do festival. Eles conduziram mais de 160 estruturas de alegorias.

Osório informa que durante esta semana o colaboradores passarão por palestras informativas, exames médicos (anamnese) e receberão EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). “Este ano vamos ser ainda mais rigorosos tanto na contratação do pessoal, quanto na execução dos trabalhos. Vamos trabalhar muito na segurança deles e, para isso, precisamos muito da ajuda deles”, disse Osório.

Para o translado das alegorias, o Garantido conta com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Amazonas Energia, que garantem e segurança de funcionários e transeuntes. “A gente tem encaminhado o pedido de EPIs completo pra eles e para os órgãos de segurança do município”, destacou Valdenor Santos.

Para os colaboradores, o trabalho é uma oportunidade de renda durante o festival. O kaçawere Ediney Souza trabalha na função desde 1994 e se sente orgulhoso em poder, literalmente, levar o Boi para o Bumbódromo. “A gente trabalha com muito amor, dedicação e muito esforço. A gente trabalha com o intuito do Boi ser campeão”, frisou Ediney.

As alegorias do Garantido devem ser levadas para a concentração do Bumbódromo no dia 22 de junho e segue um rigoroso cronograma de trabalho com equipes, funções, horários e locais definidos.

Foto: Cayo Dias/ Imprensa Garantido

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui