Take a fresh look at your lifestyle.

Kostal da Amazônia recebe Unidade Móvel de Saúde do SESI

-publicidade-

Quase metade dos trabalhadores da Kostal da Amazônia Indústria e Comércio de Autopeças recebeu nesta terça-feira (23) o benefício de exames de imagens e clínicos de saúde sem precisar se ausentar do ambiente de trabalho.

A Unidade Móvel de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria (SESI/AM) realizou o atendimento na empresa localizada na Avenida Abiurana, no Distrito Industrial I. A unidade foi adaptada para funcionar como um consultório médico, com estrutura para realização de exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e encefalograma.

Na Kostal, além dos exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e encefalograma, foram realizados também exames clínicos, como hemogramas. De acordo com o supervisor de SST do SESI, Cláudio Palheta, o SESI atende os trabalhadores de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) desde novembro, com os serviços de ultrassonografia, utilizando equipamentos de última geração e que esse serviço poderá ser também realizado no ambulatório das empresas.

Palheta esclareceu que os resultados dos exames serão entregues, na próxima sexta-feira (26), na Kostal pelo médico do trabalho, Aníbal Silva, que realizou ultrassonografias de punho, ombro e articulações dos trabalhadores. O representante do SESI destacou a importância da presença do médico na entrega dos resultados, oportunidade em que deverá orientar os trabalhadores sobre os procedimentos a serem adotados a partir dos exames visando melhor qualidade de vida, principalmente no caso da identificação de lesões.

Palheta disse ainda que o SESI deslocou uma equipe composta por técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, médico do trabalho, para a realização dos exames.

O gerente da Kostal, Eduardo Maeda, disse que o objetivo da empresa é contribuir para melhor qualidade de vida dos trabalhadores e que a meta é atingir, com exames, todos os 105 colaboradores.

Maeda disse ainda que a ação, realizada na própria empresa, evita que o trabalhador se ausente em pelo menos cinco horas da empresa. A logística oferecida no local de trabalho permite o atendimento com mais comodidade e retorno imediato do funcionário ao posto de trabalho. Todos os exames de admissão, demissão e de reintegração, além das avaliações de luminosidade e ruídos, realizados na empresa, são feitos pelo SESISAÚDE.

Abrahão Silva, de 30 anos, da área de logística, disse que ficou satisfeito com a realização dos exames na própria empresa, evitando seu deslocamento de ônibus para uma clínica médica em outro local da cidade. Acrescentou que os exames que dão um diagnóstico da saúde do trabalhador, importante para a prevenção de doenças e que dão um diagnóstico da saúde do trabalhador.

-publicidade-