Com 42 anos de existência, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), passa a integrar o seleto grupo de laboratórios públicos do país a receber o certificado da Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia (CGCRE-Inmetro).

Para o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, que recebeu o certificado semana passada, trata-se do reconhecimento ao Governo do Estado e ao esforço coletivo dos profissionais que atuam de forma compromissada no Lacen. “Este documento reconhece a competência para realizar atividades de ensaios, conforme Escopo de Acreditação. Significa que todos os ensaios acreditados oferecidos pelo Lacen são de excelência, com reconhecimento em mais de 100 países membros da International Organization for Standardization (ISO). Isso foi construído ao longo dos anos e validado com este certificado”, comemorou Bernardino.

De acordo com a chefe de Departamento do Lacen-FVS, Tirza Mattos, a qualidade na prestação dos serviços é fundamental nesse processo. “Esta Acreditação é o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma.

Tirza Mattos acrescenta que o bom desempenho do Lacen deve-se, sobretudo, à equipe qualificada e empenhada do laboratório. “Os procedimentos existem, mas quem executa são os profissionais que diariamente seguem com precisão, atendendo a todos os requisitos da norma para, assim, obter bons resultados, reforçando a responsabilidade em prol da saúde pública no Amazonas”, comenta.

“Alcançar e manter a qualidade no serviço público é o desafio vivenciado todos os dias por nós servidores. Nós recebemos a Acreditação com muita alegria e entusiasmo, pois significa que somos competentes para realizar nossas atividades, e que o esforço empreendido tem sua recompensa”, comemorou o gerente de Qualidade do Lacen FVS, Edivar Fernandes Filho.

Acreditação – É o reconhecimento formal por um organismo independente especializado em normas técnicas de que uma instituição atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança. A Acreditação de laboratórios pela CGCRE segue os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO 15189 para laboratórios clínicos e da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, aplicável a laboratórios de calibração e de ensaio.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SUSAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here