24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

LEI SECA: Número de brasileiros que bebem e dirigem cai 21,5%

Beber e dirigir está se tornando uma ação menos comum para os brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde, o percentual de adultos que admitem ingerir bebida alcoólica e dirigir nas capitais brasileiras diminuiu 21 e meio por cento. A pesquisa verificou se a Lei Seca está surtindo efeito entre os motoristas. De acordo com o levantamento, no ano passado, cinco vírgula cinco por cento da população das capitais declararam que dirigiam depois de ter bebido qualquer quantidade de álcool. Em 2012, esse número era de sete por cento.

Fortaleza, Maceió, João Pessoa e Vitória se destacaram positivamente, já que mais 50 por cento dos motoristas entrevistados disseram que não dirigem depois de ter bebido. Outras capitais, no entanto, apresentaram aumento no número de adultos que assumiram a infração: Cuiabá e Boa Vista tiveram alta de 15,8 por cento e 13,2 por cento respectivamente, desde 2012.

A Lei Seca completa, em 2016, oito anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a legislação também trouxe um rigor maior na punição e no bolso de quem a desobedece. Atualmente, o motorista que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito, precisa pagar uma multa no valor de um mil 945 reais e 40 centavos. Além disso, o condutor não pode dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado.

Reportagem, Bruna Goularte

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui