25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Liceu Claudio Santoro completa seis anos de atividades em Parintins

Aniversário será comemorado com atividades acadêmicas e culturais

Para comemorar os seis anos de atividades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro em Parintins, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realizará três dias de atividades acadêmicas e culturais na unidade do município. A programação, que acontecerá nos dias 13 (sexta-feira), 14 (sábado) e 16 (segunda-feira) de setembro, contará com atividades abertas ao público.

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que as atividades do Liceu ajudam na descoberta de talentos e aperfeiçoamento de técnicas, além de incentivar o ingresso no Ensino Superior.

“Os parintinenses são artistas natos. Ter uma unidade do Liceu em Parintins é uma forma de incentivar esses talentos que se destacam em diversas linguagens, além de prepará-los efetivamente para a carreira artística”, comenta.

Ao longo desses seis anos, o Liceu de Parintins atendeu 15.220 alunos nos diversos cursos dos núcleos de Dança, Música, Teatro, Artes Visuais. Esse número sobe para 33.089 contando com atividades de formação, capacitação e cursos livres.

Para Andressa Oliveira, diretora da unidade Parintins, o Liceu possibilita o crescimento profissional do artista parintinense. “O Liceu Parintins foi presente para a cidade. Por meio deste trabalho, temos acompanhado efetivamente o crescimento profissional dos artistas e a formação das novas gerações de artistas parintinenses”, afirma. “A unidade Parintins também tem mostrado que é possível ser um profissional das artes no interior e viver dignamente do seu ofício”, completa.

Programação de aniversário – Abrindo a programação, no dia 13, às 8h30 e às 14h30, acontecerá a mesa redonda “Dança e Teatro – Perspectiva Sociocultural em Parintins”, com participação de Christiane Rodrigues, pós-graduada em Arte; Julie Christie Marques, representantes dos pais de alunos do Liceu; Christiane Ferreira, aluna do curso de Dança de Salão; Lindomar de Lima Prata, aluno do curso de Laboratório Teatral; e Diego Brelaz, representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A mesa, voltada para alunos e professores dos cursos de Teatro e Dança, será mediada pelo instrutor Glebson Silva.

No mesmo dia, às 14h, haverá também a Capacitação para exposição “Espaços Meu, Teu, Nosso”, com Jair Jacqmont e Lula Sampaio. A atividade será destinada aos alunos e instrutores dos núcleos de Artes Visuais e Audiovisual do Liceu, acadêmicos e professores de universidades públicas.

Às 17h, terá apresentação das alunas do Festival Dança Criança, no Hall do Liceu. A atividade será aberta ao público.

Fechando a programação do primeiro dia, às 18h, haverá sessão de cinema sobre Dança e Teatro. Exibição será para alunos dos Cursos avançados de Capoeira e Teatro.

No sábado (14/09), haverá continuação da Capacitação para exposição “Espaços Meu, Teu, Nosso”, com Jair Jacqmont e Lula Sampaio.

O último dia de atividades (16/09) terá sessão de cinema, roda de capoeira e o workshop “Notação Musical Digital, com Expedito Calixto Lira Filho, voltado para alunos (a partir de 10 anos) do núcleo de Música do Liceu.

FOTO: Michael Dantas e Paulo Sicsu

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui