As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Líder de facção criminosa é preso com indivíduos que estavam com drogas durante ação policial

Governo 3

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22/2), por volta das 6h, operação policial na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade Nova, zona norte da cidade, que resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas em nome de Ismale Reis de Sena, 29, líder de uma facção criminosa surgida no Sudeste do país. Durante a ação, Junielson Sales dos Reis, 29, o “Juninho Paraense”, e Bruno Estácio da Silva, 25, foram presos em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com a delegada Marna de Miranda, titular do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que coordenou a ação, os trabalhos tiveram por objetivo desarticular o tráfico de drogas na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Ao longo da operação foram apreendidos 156 kits de entorpecentes contendo pasta de base de cocaína e pedras de oxi, além de material para embalo e mistura de drogas. O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa, no prédio do 27º DIP.

Na ocasião, a autoridade policial explicou que durante a operação foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. Os dois últimos por tráfico de drogas, em nome de Ismale e Junielson. As ordens judiciais foram expedidas no dia 5 de fevereiro deste ano, pelo juiz Geildson de Souza Lima, da 1ª Vara Especializada de Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

Ismale e Bruno foram presos na residência da sogra de Ismale, situada na rua 55, Comunidade Nossa Senhora de Fátima, zona norte. Já “Juninho Paraense” foi preso na casa onde morava, na rua Galileia, naquela mesma comunidade. No momento da abordagem, o infrator ainda tentou fugir, mas foi alcançado pelas equipes que atuaram na ação. Ao todo, os policiais civis encontraram 156 kits de drogas contendo pasta de base de cocaína e pedras de oxi, sendo 106 com “Juninho Paraense” e 50 com Bruno, além de material para mistura e embalo de drogas.

Governo 2

“O êxito da operação é o resultado do nosso trabalho de investigação. Ismale comandava o tráfico de drogas na Comunidade Nossa Senhora de Fátima e era o principal alvo da operação deflagrada hoje. Ele é apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua no estado. Ismale, que responde a seis processos por tráfico de drogas, estava em liberdade provisória, utilizando uma tornozeleira eletrônica, mas o objeto foi arrancado por ele e deixado na casa de uma das irmãs do infrator, naquela comunidade. Conseguimos recuperar a tornozeleira durante a operação”, explicou a delegada.

Marna de Miranda explicou, ainda, que a presença de usuários de drogas incomoda moradores da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Em razão disso, os próprios populares passam a realizar denúncias, que auxiliam nas investigações policiais. “A comunidade já está cansada da presença do tráfico de drogas naquela área. Na tarde de ontem (21/2) houve troca de tiros no lugar, por conta de briga entre duas facções. Esse tipo de informação que chega até a nossa equipe acaba ajudando bastante o nosso trabalho”, pontuou.

No prédio do 27º DIP, Bruno e “Juninho Paraense” foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. “Juninho Paraense” também foi indiciado pelo mesmo crime, assim como Ismale, em razão dos mandados de prisão preventiva em nome deles. Ao término dos procedimentos cabíveis na unidade policial, Junielson e Bruno serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da cidade. Após a audiência, Junielson será conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), para onde Ismale também foi encaminhado.

FOTO: Erlon Rodrigues / Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas.