25.3 C
Manaus
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Líder de facção criminosa no Amazonas é preso em Santa Catarina

Na última sexta-feira (26), uma operação conjunta entre as Forças de Segurança do Amazonas e a Polícia Federal resultou na prisão de um chefe de facção criminosa no estado do Amazonas. O indivíduo, capturado em Santa Catarina, é acusado de utilizar uma empresa distribuidora de medicamentos como fachada para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. A operação foi nomeada “Piramutaba”.

De acordo com o delegado Sávio Pinzon, da Polícia Federal, o suspeito é membro do alto escalão de uma organização criminosa com atividades no Amazonas e ramificações no Rio de Janeiro. Ele é investigado por uma série de crimes, incluindo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e tráfico de armas. “A investigação revelou movimentações financeiras suspeitas, indicando a utilização da empresa de medicamentos para camuflar recursos oriundos do tráfico e outros delitos”, explicou Pinzon.

A delegada Deborah Barreiros, da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), acrescentou que o suspeito responde a mais de 12 processos judiciais, envolvendo acusações de homicídio, tráfico de drogas e violência doméstica. “Em sua última prisão no Amazonas, ele foi encontrado com 14 armas. Na operação atual, apreendemos quatro armas de fogo e diversas munições, que possivelmente estão ligadas a homicídios na zona sul de Manaus”, relatou Barreiros.

O homem tem um histórico criminal diversificado, com passagens por tráfico de drogas, posse ilegal de armas, formação de quadrilha e receptação. A prisão representa um avanço significativo no combate ao crime organizado na região, enfatizando a importância da colaboração interagencial e interestadual na segurança pública.

spot_img