24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Líder Pauderney Avelino lamenta maior desemprego desde 2009 e defende aprovação de medidas para estimular economia

O líder do Democratas na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), lamentou que o desemprego tenha registrado em janeiro a mais alta taxa para o mês desde 2009 e criticou o governo da presidente Dilma Rousseff/PT que, segundo ele, não está fazendo nada para colocar o país na rota do crescimento. “Não faz porque o PT só olha para o próprio umbigo, quer se perpetuar no poder à base de práticas nada republicanas, pouco importando-se com a situação das famílias dos desempregados”, afirmou.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou há pouco que a taxa de desemprego de 7,6% em janeiro foi a mais alta para o mês desde 2009, quando estava em 8,2%. Em janeiro de 2015, a taxa de desemprego tinha ficado muito abaixo do patamar atual, em 5,3%. “É uma baita variação, mostrando que a população desocupada cresceu quase 43% em apenas um ano. São mais 562 mil pessoas em busca de trabalho nas seis regiões metropolitanas”, afirmou. Dados divulgados hoje mostram queda no rendimento médio real habitual dos trabalhadores de 7,4%.

O alto índice de desemprego é motivo de preocupação para o líder do Democratas, especialmente na Zona Franca de Manaus, que sente fortemente os efeitos do recessão enfrentada pelo país. No Amazonas, a produção industrial de eletrodomésticos caiu 41% e a produção de motocicletas retrocedeu aos níveis registrados em 2006.

Na tentativa de estimular o setor produtivo, o líder tem defendido, entre outras propostas, uma emenda incluída na Medida Provisória (MP) 694, aprovada nesta semana na comissão mista. O colegiado aprovou ainda uma alíquota de 2% da contribuição previdenciária para o setor de confecções. É um porcentual inferior aos 2,5% proposta pela presidente Dilma Rousseff/PT. “A presidente só pensa em aumento de impostos, o que estrangula ainda mais o setor produtivo”, concluiu.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui