28.3 C
Manaus
quarta-feira, abril 17, 2024

Linhão de Tucurui: Prefeito destaca pioneirismo de Carlinhos da Carbrás

O prefeito Alexandre da Carbrás, ao participar da solenidade de anúncio de investimento do Ministério de Minas e Energia para a construção da linha de transmissão do Linhão de Tucurui, na comunidade Laguinho na Vila Amazônia, na tarde desta terça-feira, destacou que o investimento é um dos mais importantes da história de Parintins. Disse que esse sempre foi um dos projetos de seu pai, Carlinhos da Carbrás, desde que foi deputado federal. “O Linhão de Tucurui foi um sonho e uma ousadia e eu tenho muita felicidade e emoção por hoje ver esse projeto se tornar uma realidade, sonhado pelo então deputado federal Carlinhos da Carbrás em Brasília”, ressaltou o prefeito.

Alexandre da Carbrás afirmou que enquanto muitos duvidavam da possibilidade de interligação de Parintins ao sistema nacional de energia, o ex-prefeito Carlinhos da Carbrás iniciou uma batalha e foi o primeiro a falar sobre a probabilidade de expansão do Linhão de Tucurui para Parintins. “Eu me lembro que muitas pessoas o taxavam de louco, que isso não existia, que nunca iria virar realidade e depois de mais de 20 anos hoje se torna realidade”, assegurou.

O prefeito Alexandre da Carbrás fez questão de deixar seus agradecimentos a todas as autoridades que se empenharam para a vinda do tão sonhado Linhão de Tucurui, que irá resolver em definitivo o problema de fornecimento de energia elétrica em Parintins e região.

“Quero fazer esses grandes agradecimentos: primeiro a memória do meu amado pai, Carlinhos da Carbrás, que foi o primeiro a falar isso pro povo do Amazonas, segundo ao corpo nacional que comanda o nosso país como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2003 assinou o termo de compromisso e que hoje está virando realidade. Quero também agradecer ao ministro da Minas e Energias Eduardo Braga, que tem um carinho muito grande por Parintins, tem um amor pelo Amazonas e é nosso representante em Brasília, que através do Ministério da Minas e Energia está fazendo virar realidade esse sonho”, enalteceu.

Alexandre demonstrou gratidão também a presidenta Dilma Rousseff que hoje que dá continuidade ao trabalho do ex-presidente Lula. “De forma muito carinhosa a senadora Sandra Braga que tem sido uma guerreira no sentido de contribuir para que isso se torne realidade dentro do município de Parintins e do Baixo Amazonas”, frisou Carbrás. Alexandre da Carbrás pontuou que seu governo tem se empenhado colaborar para a concretização do Linhão de Tucurui. “Nós estamos trabalhando tanto em Manaus quanto em Brasília, dando entrada nos documentos, estudando as viabilidades e colocando o município a disposição das autoridades federais”, disse.

O sistema interligado nacional de energia virá de Oriximiná, no Pará, até Parintins. De acordo com o diretor de planejamento e expansão da Amazonas Energia Márcio Vinícius Nogueira, a empresa irá complementar a obra do Linhão de Tucurui com uma subestação, com novos alimentadores de energia num investimento de R$ 40 milhões. “Isso irá possibilitar a aumente no fornecimento de energia e faz parte do projeto do Governo Federal de interligar o País. O ministro Eduardo Braga tem dado total apoio. A obra já iniciou com a provação dos projetos e licenciamentos ambientais. A meta é até 2017 construir a subestação de Parintins, podendo chegar até ao segundo semestre de 2018, mas pelo empenho do Governo Federal a proposta é construir antes”, assegurou José Rocha.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui