24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Livro conta história da indústria têxtil e de confecção nacional a partir da contribuição dos imigrantes

Sinditêxtil-SP é o idealizador e curador do trabalho que levou três anos para ser concluído

O Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo) é o idealizador e curador do livro “Indústria Têxtil – As Várias Faces dos Povos que Construíram o Setor ”, produzido e editado pela BB Editora, e que conta a participação de milhares de imigrantes no desenvolvimento da indústria têxtil desde seus primórdios.

O livro conta como etnias tão diversas conseguiram conviver harmoniosamente no Brasil. “Uma feliz evidência disso é o bairro paulistano do Bom Retiro em São Paulo, onde o setor foi inicialmente desenvolvido pelos italianos, depois judeus, gregos coreanos e, mais recentemente, bolivianos. Cada um deles deu uma enorme contribuição à indústria da moda e também à cultura do bairro, de São Paulo e até do Brasil” declara Bonduki que participou ativamente das pesquisas e da revisão.

A obra faz uma introdução ao cenário nacional que foi encontrado pelos primeiros imigrantes, o perfil da mão de obra até a formação do empresariado têxtil. Depois, seguem-se a histórias de algumas famílias de alemães, armênios, americanos, espanhóis, franceses, holandeses, ingleses, etc., e segue assim até os suecos, a última etnia documentada. O livro ainda traz um capítulo sobre os primeiros empresários brasileiros que fizeram história. “Foi muito interessante mergulhar no passado e resgatar tantas histórias inspiradoras, lembrar de empresas que não existem mais e ver terceira, quarta gerações tocando ainda os negócios da família. Certamente são tão guerreiros hoje como foram seus avós e bisavós”

A obra, incentivada pela Lei Rouanet, contou com o apoio de diversas empresas ligadas ao setor, como: Coats Corrente, Dudalina, Hoepcke Boradados DesleeClama, Döhler, Tapecol Sinasa, FCEM Feiras e Congressos, Golden tecnologia, Leal, Mirasul, Nisshinbo do Brasil, Bonfio A&E, Paramount Têxteis, Trützschler, Vicunha Têxtil, dentre outras.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui