27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Livro que traz vida e trajetória artística de Márcia Siqueira será lançado dia 28

Uma das principais cantoras e expoentes da música e da cultura amazonense, prestes a completar 35 anos de carreira, Márcia Siqueira é o tema do livro “A Voz da Floresta”, escrito pela jornalista Betsy Bell e que tem lançamento marcado para o próximo dia 28, às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus. A coautoria é do jornalista Fabrício Nunes.

Ricamente ilustrado, a obra apresenta um relato completo, e inédito, da vida e da carreira da cantora, desde seus primeiros minutos de vida, quando foi adotada por sua família, até se tornar a primeira levantadora oficial de toadas do Festival Folclórico de Parintins.

O livro foi selecionado pelo Concurso-Prêmio Manaus de Conexões. Culturais – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e também traz muitas revelações sobre a trajetória pessoal de Márcia, como a sua inusitada formação musical em um lar evangélico, a carreira de sucesso que começou aos 4 anos de idade, a agitada adolescência e juventude e o período em que viveu em outros estados, até o retorno à cidade, quando desponta para se tornar um dos principais fenômenos musicais do Amazonas. O livro-reportagem também tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Magistral Bebidas.

“Conhecemos a excepcional Márcia cantora, a artista que domina os palcos como poucos e que é referência musical no Estado, mas neste trabalho de pesquisa e de horas de entrevistas, fomos buscar a mulher, a mãe, a guerreira que desde sempre queria cantar e não mediu esforços, praticamente sozinha no mundo, para atingir seu sonho”, ressalta a autora, Betsy.

Projetos

Com prefácio do artista plástico Rui Machado, “Márcia Siqueira, a Voz da Floresta” é a estreia literária da jornalista Betsy Bell, que já prevê uma segunda edição da obra, e também a produção e lançamento de uma série de outros projetos próprios para os próximos meses.

“Além de ser uma artista com múltiplos talentos, a história da Márcia continuará e seguirá sendo feita por muitos anos. Assim como há outras histórias de Manaus e do Amazonas, do passado, do presente e do futuro, as quais me dediquei e estou pesquisando nos últimos meses, que espero levar ao público em breve”, acrescentou Bell, que também é empresária da área de comunicação e graduanda do curso de História pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para os fãs da jornalista, o livro é a oportunidade de matar as saudades de seus textos únicos, e para os fãs da cantora é a oportunidade ter acesso a informações “técnicas” de seu trabalho, como a discografia, e também sobre a pessoa fora dos palcos.

O livro-reportagem “Márcia Siqueira – A Voz da Floresta” foi o resultado das pesquisas já feitas pelo jornalista Fabrício Nunes sobre a área musical e, especificamente, sobre Márcia Siqueira, mais o fascínio da jornalista Betsy Bell sobre essa trajetória da cantora. “Trata-se uma parceria planejada há muitos anos. Então, Betsy e eu resolvemos colocar em prática com Márcia, que tem uma história rica pessoal e também pra música do Amazonas”, diz Fabrício Nunes.

SERVIÇO:
O QUÊ: Lançamento do livro “Márcia Siqueira – A Voz da Floresta”
QUANDO: Dia 28 de dezembro / 19h
ONDE: Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro)

spot_img