As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Livro a ser lançado no próximo dia 2, aborda ‘Doença Mental e liberdade’

O professor do curso de Filosofia e ex-pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), professor Nelson Matos de Noronha, reúne, no próximo dia 2 de outubro, colegas, alunos, amigos e familiares para lançar o livro “Doença mental e liberdade: Foucault e a problematização da ética em História da Loucura”.

Resultado de sua tese de doutorado, a obra representa, segundo o autor, uma experiência intelectual, reunindo a reconstituição histórica da elaboração da tese de Doutorado de Estado da Arte do filósofo francês Michel Foucault, a reflexão sobre as condições de possibilidade da ética no século XX e a constatação das linhas de emergência de um tipo de vida filosófica adotada em nossos dias.

Ele também explica que, embora a doença mental tenha sido colocada em uma dimensão secundária no campo das investigações epistemológicas por muito tempo, o sistema de saúde pública tem se manifestado de maneira cada vez mais contundente sobre a taxa de incidência do sofrimento causado à população pelas ocorrências no campo da psicopatologia.

“A recepção de Foucault no Brasil tem sido positiva. Contudo, tem sido muito difícil a instituição de políticas para a educação, a ciência e a tecnologia voltadas aos anseios de autonomia e descolonização intelectual entre nós. Esperamos, com esse livro, contribuir para o aprofundamento desse debate e a formação de uma vontade política comprometida com essa causa”, considerou.

Agenda – O lançamento do livro será na loja da Saraiva Mega Store, situado no Shopping Manauara, às 20h. O shopping está localizado na avenida Mário Ypiranga, nº 1.300.

você pode gostar também