Da Redação | Parintins 24 Horas
Parintins (AM) – De qualquer bairro da Ilha Tupinambarana era visível a fumaça proveniente da lixeira por todo este domingo, 08. Já fazem mais de 20 dias a batalha para tentar controlar as chamas que fazem arder o lixão, entretanto, após as equipes de trabalho saírem do local o fogo recomeça.

A reportagem do Parintins 24 horas conversou com o Secretário de Meio Ambiente do município Suami Patrocínio. Ele informou que o incêndio da lixeira virou caso de polícia. Neste domingo um morador filmou dois cidadãos deixando o local logo após o aparecimento de três novos focos de queimada dentro do Lixão.

Os dois cidadãos ainda não identificados usavam capacetes saíram em duas motos do local e uma das motocicletas teve o número da placa registrado pelo morador. “Um morador filmou os dois suspeitos que estavam de capacete e os focos de incêndio foram registrados justamente nos caminhos por onde estavam passando”, confirmou Patrocínio.

 

Além do lixão foi registrada uma tentativa de incêndio criminoso próximo ao fórum de justiça, próximo ao boi Garantido e na estrada do Aninga. Suami assegurou que hoje fará denuncia na delegacia de policia enquanto a Polícia Militar, segundo ele, já faz rondas naquela área.

O Secretário também demonstrou a preocupação das chamas se propagarem para área residencial e até mesmo para a estrada Odovaldo Novo. “O fogo foi ateado criminosamente nos três pontos onde nós tínhamos separado todo o material para que não se expandisse e a nossa maior preocupação é que pegue pela mata e passe pela Rádio Clube se propagando para a UEA. São remotas as chances, mas existem essas chances”, informou.

O corpo de bombeiros não está atuando na área e a responsabilidade é da coordenadoria da defesa civil. Desde o dia 23 de outubro o Corpo de Bombeiros retirou sua viatura do local, pois uma das viaturas quebrou durante a ação e o incêndio tinha sido controlado, apesar de não trabalhar com suas viaturas militares estiveram ontem no local e colaboraram com a ação de combate as chamas.

O comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Parintins tenente Francisco Tananta se disse surpreso com os focos de queimada deste domingo, pois a estrutura que o bombeiro deixou montada para a defesa civil combateria qualquer foco de incêndio, mas os militares ao chegarem na lixeira ontem perceberam que a estrutura tinha sido desmontada pela prefeitura. “Eu me surpreendi porque na minha ótica de trabalho não seria possível isso. Então fizeram descaso de tudo aquilo que se montou lá. O meu sargento quando foi ao local ontem não visualizou mas nenhuma esquema montado que tinha lá, nem pessoal da defesa civil. Foi desativado tudo. Então quem está com o descaso é a própria prefeitura”, disparou.

O militar lamentou o descaso do setor publico. A noite as chamas assustaram a população. O comandante do corpo de bombeiros afirmou que ao anoitecer o Corpo de Bombeiros retirou os seus homens do local pela falta de iluminação e ainda para não colocar em risco a vida dos militares, pois de acordo com o comandante o lixo hospitalar também é jogado na área. “Não vou compreender a vida dos meus bombeiros lá, não tem condições de atuar a noite. Está escuro e no local tem lixo hospitalar também se um combatente desse meu sofrer um acidente e vier a sofrer um dano, uma perfuração se contaminar essa pessoa pode até sofrer uma infecção e morrer e quem é o responsável? Eu. Então eu tenho que ver a segurança do meu pessoal”, assegurou no fim da noite deste domingo.

O Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira também vai conversar com os vários setores da municipalidade e reafirmar suas orientações sobre o problema ocorrido no lixão. O Secretário Suami Patrocínio por sua vez negou que o município tenha retirado a estrutura montada na lixeira. “As caixas d’água estão lá. A estrutura se mantém só retiramos a mangueira para não roubarem”, disse.

Uma reunião será marcada com vários segmentos do município para analisar a situação e tomar providencias. “Vamos reunir com os bombeiros e com as secretarias, pois o incêndio está forte e nos três pontos que nos tínhamos isolado da lixeira”, comentou.