24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Loja apresenta artesanato produzido por artesãos de 5 municípios do Amazonas

A partir da próxima quinta-feira (17), o artesanato fabricado por indígenas e ribeirinhos dos municípios de Barcelos, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Manaus (entorno) e Tefé vai estar mais próximo de consumidores e admiradores da arte artesanal.

Trata-se de uma iniciativa do Sebrae, através do projeto Brasil Original, cujo objetivo é promover um espaço em forma de loja para a promoção, exposição e venda de artigos regionais. Neste ano, a loja vai funcionar no Amazonas Shopping, zona Centro-Sul. Localizada no primeiro piso, próximo à praça de alimentação, estará aberta ao público no mesmo horário daquele centro de compras.

De acordo com a coordenadora do projeto Brasil Original no Amazonas, Lílian Simões, o espaço oferece mais de mil peças confeccionadas pelos artesãos. Estarão disponíveis na loja produtos como biojoias, utensílios domésticos, cestarias, artigos de decoração entre outros, todos com design e formatos que ressaltam a cultura indígena, a diversidade da fauna e flora amazônicas.

O artesão José Garcia, da etnia kuripaka em São Gabriel da Cachoeira, é um dos artistas cujos trabalhos estarão à disposição no espaço. Ele conta que desde quando começou a fazer parte do projeto Brasil Original e receber consultorias e alcançou resultados que mudaram sua forma de fabricar e vender os produtos. “Eu era um artesão desconhecido e que praticamente dava os meus produtos, porque ninguém queria pagar pelo valor que eu pedia. Hoje, as portas estão se abrindo, alcancei aumento nas vendas e outros benefícios, como a compra de um carro que ajuda não só a minha vida, mas dando auxílio para a comunidade em que vivo”, disse.

Segundo a técnica do Sebrae no Amazonas, Lilian Rodrigues, através do projeto Brasil Original, os artesãos recebem consultoria para desenvolvimento de novos produtos, orientação com foco na melhoria, na gestão dos itens, precificação, identidade visual e recebem acompanhamento de um designer profissional. “Esperamos que com a abertura da loja ‘Brasil Original’ seja possível a valorização, reconhecimento e o comércio justo do artesanato e a prospecção de mais mercado para nossos artesãos”, destaca Lílian.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui