Uma das mais reconhecidas Lojas Maçônicas do Amazonas, a Grande Benemérita Loja Simbólica Rio Negro nº 4, completa, no próximo dia 05 de novembro, 120 anos de existência. Fundada pouco mais de quatro décadas após a instalação da Província do Amazonas, a Loja Rio Negro é parte integrante na história amazonense, não apenas por ter sido testemunha ocular dos principais fatos históricos por aqui ocorridos, como pela ampla participação de seus membros fundadores e subsequentes nos assuntos políticos, sociais, econômicos e históricos dessa Região, segundo destaca o atual Venerável Mestre da Loja, Paulo Cezar Fortes do Couto.

A Loja foi criada por 10 membros, tendo à frente do grupo o Dr. Antônio Gonçalves Pereira de Sá Peixoto, que, na época, já era um grande jurista e viria a se tornar para o Amazonas um de seus mais proeminentes políticos, tendo ocupado diversos cargos públicos, entre os quais deputado, senador e membro do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas.

Por seu trabalho dedicado ao Estado, o irmão Sá Peixoto recebera, em vida, e após sua morte, inúmeras homenagens e foi tema de estudos do advogado e político José Lindoso, que foi governador do Amazonas no período de 1979 a 1982.

Na avaliação de Paulo Couto, a Loja Rio Negro, desde sua fundação, sempre esteve presente nos momentos importantes do Amazonas de um modo geral, e de Manaus em particular. Ele esclarece que essa participação sempre foi através de seus membros, atuantes nos mais diversos campos profissionais. Atas de registros da Loja apresentam diversos profissionais, tais como professores, médicos, advogados, juízes, desembargadores, jornalistas, políticos, empresários, contadores, administradores, engenheiros, secretários de governos, e demais profissionais.

“A Loja é feita por membros; portanto, os membros formam a loja, e cada um deles, em seu campo de atuação, procura carregar os princípios que defendemos, que são o respeito ao próximo, a ética, a cidadania, a fraternidade e a igualdade”, ressalta Paulo Couto. Ele destaca, ainda, as centenas de ações solidárias que a Loja Rio Negro patrocina ou atua diretamente, sobretudo a cada final de ano, no mês de dezembro, beneficiando milhares de famílias carentes em Manaus.

Para comemorar os 120 anos de fundação, a Loja Reio Negro realiza, nesta sexta-feira (04), uma cerimônia especial, com membros de toda a jurisdição da Maçonaria no Amazonas, familiares e demais convidados, contando, ainda, com a presença confirmada do sereníssimo Grão-Mestre do Amazonas, irmão Fernando Ferreira Lima. A solenidade será realizada na sede da Grande Loja Simbólica Esperança e Porvir número 1, localizada na rua Bernardo Ramos, 118, Centro (por trás do prédio da antiga sede da prefeitura de Manaus).

Na ocasião, a Loja Rio Negro vai homenagear membros da Maçonaria com a Medalha de Mérito Sá Peixoto e o Diploma de Mérito Sá Peixoto à instituição Liga de Apoio Contra o Câncer (LACC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here