Presidential candidate Jair Bolsonaro speaks with journalists at the National Congress in Brasilia, Brazil September 4, 2018. REUTERS/Adriano Machado - RC1D6A766B40

O ministro Onyx Lorenzoni, responsável pela transição de governo, disse que o “martelo está batido” para a criação do Ministério da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro.

A declaração do futuro chefe da Casa Civil foi dada nesta quarta-feira (14) durante entrevista à Rádio Gaúcha. Lorenzoni explicou que a nova pasta cuidará das áreas de desenvolvimento social, direitos humanos e políticas de combate às drogas.

Onyx declarou ainda que parte do Ministério do Trabalho poderá ficar com a nova estrutura, mas que o modelo será analisado por Bolsonaro. Atualmente, o governo federal tem o ministério do Desenvolvimento Social e o ministério dos Direitos Humanos.

Lorenzoni também comentou a possibilidade de o governo ter um ministério da “Produção”, que poderá absorver parte das atuais funções do Ministério do Trabalho.

Nas discussões sobre a estrutura do novo governo, chegou a se especular a fusão das pastas de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social sob o nome de Ministério da Família, com o senador Magno Malta (PR-ES) entre os cotados para comandar pasta.

O ministério do Desenvolvimento Social, por exemplo, é responsável pelo programa Bolsa Família e por outras iniciativas na área social, como os programas Progredir e Criança Feliz.

Com a colaboração de Juliana Gonçalves, reportagem Thiago Marcolini

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here