25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Macaco é importante na prevenção à doença

Macaco/importante/prevenção à doença

A Febre Amarela é uma doença que, no Brasil, se mantém em ambientes silvestres e é transmitida por mosquitos. E o macaco é importante, pois serve como indicador da presença do vírus em determinada região. Por isso, o gerente de Vigilância das Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Renato Alves, faz um alerta para que a população não mate os macacos, principalmente em regiões onde há incidência da Febre Amarela em humanos, já que esses animais não são responsáveis pela transmissão da doença, e servem como guias para a elaboração de ações de prevenção. “O macaco adoece também de febre amarela, algumas espécies são mais suscetíveis que outras, mas de maneira geral os macacos adoecem e morrem por conta da doença. Então, ele serve de fato como um anjo da guarda, um sentinela da ocorrência da doença. Já que ele não tem um papel de transmitir doença para o ser humano, é importantíssimo que a gente mantenha esses animais sadios, dentro do seu ambiente natural, porque a detecção da morte de um macaco, que potencialmente tá doente de febre amarela, ela pode nos dar tempo, antecipação, para adotar medidas de controle para evitar doença em seres humanos”.

O pesquisador e presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia (SBP), Danilo Simonini Teixeira, reforça a importância dos macacos no controle da febre amarela. “Esses animais estão sendo mortos por conta de medo da população humana em relação à transmissibilidade desse vírus, e isso não ocorre. Se você mata esses animais, com certeza você vai ter um prejuízo no sentido de vigilância, e essa vigilância não vai ser feita por conta do óbito daquele animal por uma pessoa”.

Vale lembrar, também, que matar animais silvestres é considerado crime ambiental e pode dar pena de três meses a um ano de detenção, mais multa. Além disso, algumas espécies de macaco ainda correm risco de extinção. E se você for para alguma região de mata e encontrar um ou mais macacos mortos, informe a situação o mais rápido possível para os serviços de saúde do seu estado ou município, ou ainda pelo telefone 136. Com isso você pode ajudar a conter a febre amarela. Para saber mais acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui