24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Magia e alegria tomam conta do Teatro Amazonas durante Concurso de Fantasias Infantil

Evento aconteceu na noite de segunda-feira (12), com disputas nas categorias Luxo e Originalidade

Princesas, fadas, unicórnios, deuses e super-heróis coloriram e encantaram o Teatro Amazonas na noite desta Segunda-feira Gorda de Carnaval (12/02) durante o Concurso de Fantasias Infantil promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Numa noite cheia de magia e alegria, 49 crianças participaram da competição em duas categorias: Luxo e Originalidade, cada uma delas dividida por faixas etárias de 3 a 5 anos; de 6 a 8 anos; e de 9 a 12 anos.

A disputa começou com a categoria Originalidade. Os primeiros a se apresentar foram os pequenos de 3 a 5 anos de idade, que também desfilaram muita fofura no palco do Teatro Amazonas. Entre as sete participantes, o primeiro lugar foi para Nina Valentina Torres, de 3 anos, com a fantasia “Nega Maluca”, confeccionada pela avó, Tecla Torres.

“Decidi o tema de última hora. Ano passado ela veio de Minnie, mas não tinha idade para participar. Estamos muito felizes que ela venceu logo na estreia no concurso”, comemorou Tecla. “Acho muito importante a iniciativa da Secretaria de oferecer uma brincadeira sadia para as crianças no Carnaval, até trouxemos confete e serpentina para brincar no bailinho que acontece na frente do teatro no final do concurso”.

Maria Heloíse Ferreira ficou em segundo, com a fantasia “Máquina de bolinhas”; e Isabelly Ferreira Ribeiro, em terceiro, vestida de “Moana”.

Dando sequência ao concurso, subiram ao palco as crianças de 6 a 8 anos, na categoria Originalidade. Dez candidatos participaram da disputa vencida por Vitória Letícia Soares Sahdo Monteiro, com a fantasia “Vitória – A Rainha das flores”, que coloriu e perfumou o palco do Teatro.

“Vitória nasceu em uma família de artistas, é neta de Ednelza Sahdo, e já estreou em grande estilo”, comentou Marco Sahdo, pai da campeã, que confeccionou a fantasia. “Ela escolheu o tema porque gosta da personagem, já participa de quadrilhas como rainha, e eu fiz tudo hoje mesmo. Como se tratava de flores, decidi que tinha que perfumar o ambiente e adaptei um aromatizador de ambiente no cetro, foi um diferencial”.

O segundo lugar ficou para Thais Shinzalo Simas, que se vestiu de “Cunhã Poranga”; e o terceiro foi para Dandara Camardelha da Silva, a “Rainha da Indígena de Maués”.

Fechando a competição na categoria Originalidade, 13 competidores com idades de 9 a 12 anos, deram show de criatividade. Veterana no concurso, Milena dos Santos Feitoza foi a campeã representando uma “Arara da Amazônia”.

“Já participo há cinco anos e hoje foi minha quarta vitória. Estava muito nervosa, mas foi emocionante!”.

“A vitória teve um gostinho especial, pois esse ano ela ajudou a fazer a fantasia: cortou as folhas e colou as penas das asas”, contou Maria Santana, avó de Milena e criadora da fantasia que demorou duas semanas para ficar pronta.

Respectivamente, 2º e 3º lugares foram para Felipe Gabriel da Costa, com a fantasia “Do lixo eu fiz meu Transformer”; e Rayanne Oliveira dos Santos, com “Minha Malévola no Teatro”.

Luxo – Na categoria Luxo, três crianças participaram na faixa etária de 3 a 5 anos: Ester Vitória Sampaio, com a fantasia “Uma princesa no mundo encantado”; Maria Louise Alves Botrel, com “Princesa Guardiã das Araras”; e Valentina Shinzato Simas, com a “Fada”; 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

“Meu coração está saindo pela boca, é muita emoção! Ano passado nós tentamos, mas ela não tinha idade para participar. Agora uma coisa é certa: ela vem de novo em 2019”, disse Priscila Conceição, mãe de Ester.

Na faixa etária de 6 a 8 anos, categoria Luxo, foram sete participantes. Vitória Letícia Paz Vasconcelos levou a melhor, com a fantasia “Uma princesa no baile de máscaras”; Lohanna Marcelle de Alencar Guimarães ficou na segunda colocação, com o “Pavão Mimoso”; e Heloísa Ferreira Paz em terceiro, com “O jogo de emoção”.

Última categoria a desfilar suas criações, Luxo – de 9 a 12 anos reuniu nove competidores. Rebeca Xavier conquistou os jurados com a fantasia “Vai, Vai, Brasil”; Raylane Oliveira dos Santos, com “Deusa do Eldorado” ficou em segundo; e Kateryni Victória Oliveira foi a terceira colocada com a fantasia “Colombiana e Pierrô juntos e misturados”.

“Esse é meu último ano no Concurso Infantil. Participo desde os 4 anos, já ganhei outra vezes, mas essa foi especial. Estava muito nervosa e não pensava que ia ganhar”, disse a campeã Rebeca lembrando que a fantasia é uma espécie de incentivo ao Brasil em ano de Copa do Mundo de Futebol.

O evento contou, ainda, com a apresentação da Cia de Dança Arte Sem Fronteira, com coreografias de frevo.

Encerramento do Carnaval – O Concurso de Fantasias Infantil faz parte da programação oficial do Carnaval 2018 – A Festa de Todos, do Governo do Amazonas, que incluiu a temporada “Além da Passarela”, que levou performances carnavalescas para terminais de ônibus, praças de alimentação e shoppings populares; o Desfile Oficial das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso e Grupo Especial; o Concurso de Fantasias e Máscaras Adultos; e o Carnaboi.

O encerramento oficial será na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, a partir das 17h, no Largo de São Sebastião, com o “Carnaval das Tradições”. O evento, que terá acesso gratuito, exaltará as raízes musicais brasileiras.

FOTO: MICHAEL DANTAS/SEC

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui