25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Maio tem alta de 25% em expedição de novos alvarás de construção na Prefeitura de Manaus

Ano passado, mesmo durante os reflexos da pandemia, o setor da construção civil gerou quase 17 mil vagas de emprego no Brasil, segundo especialistas. Com o setor em aquecimento, associado a novos fluxos de atendimento virtual e em teletrabalho, a Prefeitura de Manaus teve um incremento no licenciamento urbano no mês de maio de 25% em relação a abril de 2021, para novos alvarás de construção. Nesse sentido, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) expediu no mês passado 90 alvarás de construção, sendo que em abril o número foi de 72.

A Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap) do Implurb, também viu crescer os dados de Certidões de Informações Técnicas (CIT), em 55,5%. Foram 336 CITs expedidas em maio contra 216 em abril. As análises de viabilidade, as chamadas AMPs, tiveram alta de 7%: 730 deferidas contra 682 comparando os dois meses.

Em relação aos alvarás, o mês de maio registrou uma área total de licenciamento da ordem de 159.078,81 metros quadrados. Foram expedidas ainda 44 certidões de Habite-se, somando mais 68.695,62 metros quadrados de áreas regulares na capital.

Atendimento

Formalizações de processos, orientações, anexos de documentos, entregas de pareceres e certidões estão entre os serviços prestados pelo Implurb.

A Gerência de Atendimento (Geat) está funcionando internamente, por escalas, no horário de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, atendendo pelo número (92) 3625-5068. Não há atendimento presencial para os requerentes.

A Diretoria de Operações (Diop) funciona todos os dias, com escala e on-line, dando suporte aos setores técnicos. Contatos com o setor podem ser feitos pelo (92) 3625-2847 e pelo e-mail [email protected]. O setor técnico tem um canal de comunicação direta com o público para sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor, como o Plano Diretor de Manaus.

Requerentes que tiverem processos tramitando junto ao órgão, especificamente na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap), podem entrar em contato pelo número (92) 98855-1630.

As gerências técnicas do Implurb estão com atendimento por e-mail. No caso, as mensagens devem ser encaminhadas diretamente aos setores para dirimir questões de análise por setores competentes, ampliando os canais de comunicação.

Contatos do Implurb

Gerência de Atendimento (Geat)

Telefone: (92) 3625-5068, somente de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, para agendamento prévio.

[email protected]

Gerência de Cálculo e Arrecadação (GCA)

[email protected]

Disque Ordem e Denúncias

Todas as denúncias e reclamações serão formalizadas tão somente via e-mail: [email protected]

Diretoria de Operações (Diop)

[email protected]

Diretoria de Aprovação de Projetos (Diap)

[email protected]

Gerência de Informação Técnica (GIT)

[email protected]

Gerência de Parcelamento do Solo (GPS)

[email protected]

Gerência de Projetos de Interesse Social (Gapis)

[email protected]

Gerência de Levantamento Técnico (GLT)

[email protected]

Gerência de Engenhos Publicitários (GEP)

[email protected]

Gerência Comércio Fixo Áreas Públicas (GFAP)

[email protected]

Divisão de Controle (Dicon)

[email protected]

Gerência de Mobilidade Urbana (GMU)

[email protected]

Comissão Técnica de Planejamento e Controle Urbano (CTPCU)

[email protected]

Comissão Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU)

[email protected]

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Foto – Arquivo / Implurb

spot_img