Amazonas Notícias

Mais de 100 escolas do Amazonas participam da etapa estadual do programa Jovem Senador 2024

EDILSON RODRIGUES/AGENCIA SENADO

Estudantes de 102 escolas da rede pública estadual de ensino do Amazonas participam da etapa estadual do Programa Jovem Senador 2024, promovido pelo Senado Federal. Em 2023, 67 escolas participaram do processo. Ao término das etapas, um aluno representará o estado em uma Semana de Vivência Legislativa, em Brasília. 

Na seletiva estadual os alunos candidatos concorrem por meio de uma redação, que este ano aborda o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Cada escola promoveu seu concurso de redação interno e selecionou os melhores textos. Estes foram encaminhados para uma comissão de professores avaliadores, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, especialistas em Linguagem. Após análise, os três melhores trabalhos serão enviados para avaliação do Senado.  

O coordenador do programa Jovem Senador na Secretaria de Educação, Antônio Menezes, destacou o aumento no número de escolas participantes nesta edição e ressaltou que, na fase atual, a comissão, composta por oito professores, têm até o dia 15 de maio para finalizar as avaliações. 

“Todos os anos o Amazonas envia um representante para a Semana de Vivência no Distrito Federal. Este ano, intensificamos a mobilização junto às escolas, o que resultou no aumento significativo de escolas inscritas, contando inclusive com três escolas de Parintins”, compartilhou o coordenador Menezes.

Próximas etapas

Após a conclusão da análise da comissão avaliadora a nível estadual, as três melhores redações serão enviadas ao Senado, que terá até o dia 5 de junho para selecionar as melhores redações, das escolas dos 27 estados e Distrito Federal. Até o dia 21 de junho serão divulgados os vencedores. A Semana de Vivência Legislativa acontecerá de 5 a 9 de agosto. O aluno ou aluna selecionado irá, acompanhado de um professor orientador responsável, ao Senado. 

Em 2023, mais de 3,1 mil redações foram escritas por alunos das 67 escolas da rede estadual de ensino, que participaram da etapa interna. A aluna Hagnes Rodrigues, da Escola Estadual (EE) Profº Ruy Alencar, na zona norte de Manaus, foi a selecionada e representou o Amazonas, junto com o professor Elianai Silva De Castro no programa Jovem Senador. 


FOTOS:
 Edilson Rodrigues / Agência Senado 

Relacioandos