24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 1,1 mil pessoas são capacitadas como cuidadores de idosos em Manaus

A Prefeitura de Manaus já capacitou este ano, até setembro, um total de 1.119 pessoas, entre servidores aposentados, idosos do Parque Municipal do Idoso e membros da comunidade para atuar como cuidadores de idosos. As ações são coordenadas pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

O balanço parcial do Programa de Formação do Cuidador e Atenção ao Idoso foi divulgado pela diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, no encerramento do curso de espanhol para a melhor idade, voltado para servidores municipais aposentados vinculados à Manaus Previdência, em alusão ao Dia da Pessoa Idosa, comemorado em 1º/10.

SONORA: Stela Cyrino – Dir.-geral Espi

“É a forma que a Prefeitura encontrou de resgatar, valorizar e reintegrar à sociedade essas pessoas que já contribuíram, durante a trajetória profissional, na construção da municipalidade.”

Seguindo as orientações do Planejamento Estratégico Manaus 2030, que tem entre as ações prioritárias a valorização de pessoas, bem como as diretrizes administrativas do prefeito Arthur Virgílio Neto, o Programa tem o objetivo de oferecer oportunidades de cursos que envolvam o público idoso, além de formar profissionais para o cuidado desse público, respeitando as especificidades relacionadas à vivência, em seus aspectos biológicos, psicológicos, social e legal.

A servidora aposentada Maria de Fátima, que participou do curso de espanhol para melhor idade, já espera o próximo nível da capacitação.

SONORA: Maria de Fátima Braga – Servidora Aposentada

“Quando a gente se aposenta, a gente fica mais em casa, fazendo uma coisa aqui ou outra ali, e o curso nos traz alegria, além de eu encontrar outras pessoas. Vou aguardar o espanhol 2.”

De acordo com Stela Cyrino, as capacitações são realizadas em diferentes áreas do conhecimento para o público idoso, como idiomas, artesanato, fotografia, memória, atividades esportivas, entre outras. As ações são voltadas a servidores municipais aposentados, na sede da Manaus Previdência, e já capacitaram um total de 160 pessoas.

Em atividades na mesma linha oferecida à Manaus Previdência, também participaram de cursos variados um total de 607 idosos atendidos pela Fundação Doutor Thomas, usuários do Parque Municipal do Idoso.

Outra frente de capacitação voltada indiretamente a esse público, destaca a diretora-geral, é a programação de cursos de “Cuidador de Idosos – Cuidadoso”, que está em sua 11ª turma em andamento, e de “Cuidador Comunitário”, em sua 6ª turma, oferecidos gratuitamente à comunidade, em todas as zonas da cidade. Nessa modalidade, um total de 352 pessoas foram capacitadas até setembro deste ano.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui