Conforme a controladoria interna da instituição, o tipo de benefício mais comum nas concessões é a aposentadoria por tempo de serviço

Entre janeiro e julho de 2019, a Fundação Amazonprev concedeu um total de 1.012 aposentadorias e 202 pensões. A informação é da controladoria interna da instituição em comunicado divulgado na sexta-feira (19/07). Ao longo de 2018, foram concedidas 1.689 aposentadorias e 415 pensões.

“Os números indicam que até dezembro esse ano tende a superar o anterior em concessões”, antevê a assessora previdenciária, Rilma Ferreira. O tipo de benefício mais comum nas concessões é a aposentadoria por tempo de serviço (acompanhe resumo no final da matéria).

Os meses em que mais concessões de benefícios foram deferidas, computadas juntas a soma das aposentadorias por tempo de serviço, invalidez e compulsória, foram janeiro (142), maio (277) e junho (121).

Conforme o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, as concessões obtiveram, em 2018, uma pequena escala de queda no número de benefícios concedidos em razão de que algumas secretarias estaduais, como as secretarias de Saúde (Susam) e de Educação (Seduc) e a Polícia Militar retiveram suas remessas de processos em aguardo das leis de Reajuste e Enquadramento.

“Com a publicação destas leis logo no início do ano, a entrada de pedidos de aposentadoria pôde continuar normalmente”, esclarece.

Passo a passo – A Amazonprev ressalta que os servidores estaduais que desejam dar entrada em seu processo de aposentadoria devem procurar a área de Recursos Humanos do órgão de origem que procederá a instrução da documentação necessária.

No caso específico da aposentadoria por invalidez, é necessária a comprovação de incapacidade total e permanente para a função, atestada por uma junta médica do Estado. Para os processos de pensão, o segurado deve comparecer ao atendimento da instituição previdenciária e preencher o formulário de solicitação do benefício e receber as instruções do processo.

Outros detalhes sobre como solicitar e dar entrada em um processo de aposentadoria ou pensão podem ser consultados no site www.amazonprev.am.gov.br

FOTO: DIVULGAÇÃO/FUNDAÇÃO AMAZONPREV