24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 1,8 mil pessoas são atendidas em ação de cidadania em São Gabriel da Cachoeira

Atividade contou com emissão de carteiras de identidade, certidões de nascimento, carteira rural e declarações de atividades rurais

Em São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros da capital), o Governo do Amazonas, por meio do projeto “PAC em Movimento”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atendeu 1.802 pessoas em comunidades indígenas com emissão de documentos como certidões de nascimento, RG, carteira rural e declarações de atividades rurais.

Esta é a terceira vez em 2019 que o Governo do Amazonas leva os serviços a São Gabriel da Cachoeira. Na última edição, realizada em agosto, mais de 6 mil indígenas foram atendidos.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, a oferta de documentação básica em comunidades garante também o acesso a direitos sociais, pauta gerida pela pasta.

“Sob a orientação do governador Wilson Lima, estamos intensificando as atividades nas comunidades em que o acesso aos serviços de cidadania é mais difícil por conta de questões geográficas”, destaca. “Os documentos básicos garantem ao cidadão o acesso a serviços de saúde, educação, segurança e benefícios sociais”.

Parcerias – Para oferecer o atendimento, o estado também conta com o apoio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Exército Brasileiro, Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam).

“PAC em Movimento” – Com a proposta de descentralizar os serviços, o projeto já atendeu aproximadamente 45 mil pessoas entre janeiro e novembro de 2019.

A iniciativa também alcançou indígenas de diversas localidades, em comunidades como Iauaretê e Pari Cachoeira, além de Novo Airão e a aldeia Moyaray, em Autazes.

FOTO: Divulgação/Sejusc

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui