27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mais de 190 mil estudantes de escolas da rede pública estadual do Amazonas farão as provas do SIS da UEA

Mais de 190 mil estudantes das escolas da rede pública estadual do Amazonas da capital e do interior devem participar das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deste ano, cujo edital foi lançado na quarta-feira (04/07).

Somando com as vagas do vestibular da Universidade, ao todo, são oferecidas 5.337 vagas, incluindo 264 para alunos indígenas e 340 vagas para pessoas com deficiência.

De acordo com levantamento feito pela Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), somente na primeira etapa do SIS, destinada apenas aos estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio, devem participar 73.028 estudantes das escolas da rede pública estadual do Amazonas.

Na segunda etapa do processo seletivo, direcionado aos alunos que cursam a 2ª série do Ensino Médio, 61.960 estudantes devem fazer as provas, enquanto que na terceira etapa, voltada aos alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio, 56.848 estão aptos a participar do certame.

As vagas disponibilizadas para o vestibular também são opções para os alunos finalistas do ensino médio, mas em ampla concorrência.

Inscrições – Conforme edital, disponível no site da UEA (www.uea.edu.br
) as inscrições para o vestibular e para o Sistema de Ingresso Seriado poderão ser feitas no período de 10 a 30 de agosto, exclusivamente no site da Universidade.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição para vestibular e SIS poderá ser feita já a partir do dia 23 de julho e seguirá até o dia 27 de julho. A divulgação da lista de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição estará disponível a partir do dia 6 de agosto. Quem não solicitar pedido de isenção deverá fazer o pagamento do boleto bancário no valor de R$ 70 entre os dias 10 de agosto e 3 de setembro.

Provas – As provas do Sistema de Ingresso Seriado acontecerão no dia 23 de outubro, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, pelo horário de Manaus.

Já as provas do vestibular serão realizadas no dia 21 e 22 de outubro, com início às 13h e fechamento dos portões às 12h50, pelo horário de Manaus. No dia 21, serão aplicadas as provas de conhecimentos gerais e no dia 22, as provas de conhecimentos específicos e redação.

Foto: Valdo Leão / Arquivo Secom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui