26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Mais de 20 grupos participam da 21ª edição da Olimpíada da Terceira Idade

A 21ª edição da Olimpíada da Terceira Idade teve início nesta sexta-feira, 20/9, no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Realizado pela Prefeitura de Manaus, o evento esportivo irá reunir, aproximadamente, 3 mil idosos e visa promover a socialização, o esporte e a qualidade de vida. As disputas começam neste sábado, 21, a partir das 8h, com as modalidades de bocha e dominó.

Com muita animação, a cerimônia de abertura contou com apresentação dos 28 grupos, que irão participar da competição durante seis dias. Dentre eles, 17 equipes são mantidas pela Prefeitura de Manaus e duas delas são de cidades vizinhas, Cacau-Pirêra e Iranduba. A apresentação foi acompanhada pela titular da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio.

“É preciso envelhecer com qualidade de vida e é esse trabalho que o prefeito Arthur Virgílio Neto vem desenvolvendo na Prefeitura de Manaus, ajudando os nossos idosos a ter vida ativa, participando de olimpíadas como esta, que já está na sua 21ª edição, mas também ajudar no dia a dia, por meio da Semjel, da Semasc, do Fundo Manaus Solidária e das demais secretarias que trabalham como esse público-alvo. Hoje a prefeitura está em festa com os nossos idosos”, destacou Conceição.

Os participantes disputarão em 14 modalidades, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), que serão realizadas no parque do Idoso; no Clube do Trabalhador do Sesi/AM, no Aleixo, zona Leste; e na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, zona Oeste.

“O prefeito Arthur Virgílio Neto sempre dedicou um gesto de carinho e de respeito a esses idosos que estão sempre se exercitando, ao longo do ano, e esperam ansiosos por esses jogos. Somos gratos a todas as secretarias que trabalham em conjunto com a Semjel, para que esse evento seja realizado da melhor forma possível para a população de Manaus, e que todos tenham uma boa qualidade de vida”, ressaltou o titular da Semjel, João Carlos Melo.

Durante a festa de abertura, o clima de descontração era total entre todos os grupos. A disputa, como destacou a atleta Rocicleia Lima, 55, do grupo da Cidade Nova, é só na hora de participar das modalidades, fora delas a animação toma conta de todos os atletas.

“Acho uma ótima ideia, uma boa iniciativa para que todos os idosos participem, pois é muito bom, faz muito bem e todo mundo fica feliz”, contou Roclicleia.

Do grupo da melhor idade do Santa Etelvina, Antônio Rodrigues, 62, já participou de outras edições das olimpíadas e espera ansioso para disputar as modalidades.

“A gente vai evoluindo nas competições, mas temos que sempre fazer atividades físicas. Entrei nesse grupo e me sinto muito bem e aqui nas olimpíadas vou jogar bocha, dados e outras modalidades que eu puder. O importante é a interação dos grupos”, contou animado.

Programação

Dia 21 – Bocha e dominó, no parque do Idoso, de 8h às 12h

Dia 23 – Gerontovoleibol e tênis de mesa, Vila Olímpica, de 8h às 12h

Dia 24 – Jogo de malha, chute a gol e futpenâlti, no Sesi/AM, de 8h às 12h e a partir de 13h30

Dia 25 – Jogo de boliche, lance-livre na cesta e taco no disco, de 8h às 12h, e lançamento ao alvo, jogo de argolas e natação, de 14h às 18h30, no parque do Idoso

Dia 26 – Atletismo, na Vila Olímpica, de 14h às 18h30

Dia 27 – Concurso de dança/baile, no parque do Idoso, de 17h às 20h

Foto – Nathalie Brasil / Semcom

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui