27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mais de 21 mil reservas de vagas ainda não foram confirmadas na rede municipal de ensino

Entre os dias 16 e 20/1, foram solicitadas mais de 89 mil reservas de vagas para alunos novos na rede pública municipal e estadual de educação, sendo 66,7% realizadas pela internet, por meio do site www.matriculas.am.gov.br. Só para as unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram mais de 43 mil solicitações.

Entretanto, apesar do prazo de três dias úteis para confirmação dessas reservas de vagas, mais de 21 mil matrículas ainda não foram confirmadas em escolas da rede municipal de ensino. Até o momento, a Semed conta com 224.424 alunos oficialmente matriculados, ou seja, que já confirmaram a solicitação de vaga com a entrega da documentação do estudante na unidade de ensino escolhida. A rede municipal ainda dispõe de aproximadamente 29 mil vagas.

A gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, destaca a importância da confirmação do procedimento, em até três dias úteis após a reserva, levando a documentação do aluno até a unidade escolhida. Ela explica que passado esse prazo as reservas não confirmadas serão canceladas e as vagas voltarão para o sistema.

“Nós pedimos aos pais que estão com reservas e não foram às escolas confirmar a matrícula dos seus filhos, que façam isso porque a criança só é considerada estudante quando a matrícula é confirmada e essa confirmação é feita mediante apresentação da documentação exigida na escola designada (onde a vaga é reservada). Passado o prazo de três dias úteis, essa reserva é cancelada”, observa Darlene.

Os documentos exigidos para a confirmação são: certidão de nascimento, comprovante de residência, a comprovação de estudo (para alunos a partir do Ensino Fundamental), duas fotos 3×4, carteira de vacina e algum documento de identificação com foto dos responsáveis. Não há a necessidade de apresentar a carta de reserva, porque a escola visualiza a solicitação pelo sistema e confirma que a mesma já foi feita.

— — —

Texto: Alexandre Abreu / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui