24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mais de 240 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas nesta quarta-feira

Com o tema “Família e escola: todos responsáveis uns pelos outros”, mais de 240 mil alunos da rede municipal de ensino iniciaram o ano letivo de 2019, nesta quarta-feira, 6/2, em 496 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Começando as atividades educacionais de forma diferente, a diretora Tathiane Cunha, da Creche Municipal Luzenir Farias Lopes, no bairro São Sebastião, zona Sul, convidou os pais e responsáveis para conferir o trabalho pedagógico que será realizado com as 198 crianças da unidade de ensino.

“A participação deles no primeiro dia do ano letivo é fundamental para essa parceria com os pais, com a comunidade, onde nós estamos trabalhando com todas as propostas pedagógicas e informando sobre esse trabalho das professoras com as crianças”, comentou a gestora.

A industriária Juliana de Souza Floriano, 44, mãe da aluna Nicole Gabrielly França Floriano, 1, parabenizou a iniciativa da direção da escola por abrir as portas da creche, para os pais acompanharem e saberem sobre o funcionamento do primeiro dia de aula. “Acho muito interessante a comunidade e os pais conhecerem o corpo docente e o ambiente que nossas crianças vão ficar, como vão interagir umas com as outras. Tudo isso é muito importante para os próprios pais interagirem, se conhecerem e fazer um laço de união”, pontuou.

Contabilizando 1,2 mil alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, a Escola Municipal Heleno Nogueira, na Colônia Terra Nova, zona Norte, promoveu uma acolhida para os alunos. A estudante do 5º ano, Emanuelle Nascimento Tavares, 11, foi uma das que participou da atividade e confessou que contava os dias para retornar à escola.

“Estava muito ansiosa para voltar e não parava de arrumar minha bolsa, saber das minhas novas coleguinhas e da minha professora, o que ela tem para ensinar, fazer minhas tarefas. Nas férias, estudei um pouco para aprender com mais facilidade no meu retorno”, disse a aluna.

Segundo a diretora Aldemile Castro de Vasconcelos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Erick Vicente de Souza, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, todo o trabalho deste ano será realizado dentro do tema da Semed, que busca ampliar a parceria entre as famílias e a escola, a fim de levar um ensino de qualidade aos 655 alunos da Educação Infantil e do Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano).

“Nossa expectativa é a melhor possível, porque quando envolvemos a família nós sabemos que vamos ter um suporte. A parceria da família é fundamental para que nosso aluno consiga ter uma aprendizagem de qualidade”, observou Aldemile.

Texto: Paulo Rogério Veiga / Semed

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui