24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 2,5 mil servidores vão reforçar o policiamento durante o Carnaval em Manaus

A partir desta sexta-feira (09/02), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) inicia uma ação integrada de reforço no policiamento nos eventos carnavalescos reunindo mais de 2,5 mil servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e das Polícias Civil e Militar. Na Delegacia Geral da Polícia Civil, em frente ao Sambódromo, será instalada uma Delegacia de Apoio a Grandes Eventos (Dage) que dará apoio às ações de segurança e servirá para registro de ocorrências.

“Sejam os eventos grandes ou pequenos, todos eles terão a presença da Polícia Militar, com pelo menos uma viatura nos informando sobre a situação de forma imediata, caso venha acontecer qualquer tipo de alteração. Toda a operação da SSP-AM também será acompanhada pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar. Então, teremos fortíssima presença no sentido de proteger todos os foliões durante os eventos”, enfatizou o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva.

Desde o início de janeiro, a SSP-AM tem realizado diversas ações integradas, com foco na fiscalização de eventos carnavalescos e pré-carnavalescos em todas as zonas da capital. Determinada pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, a operação “Alegoria Proibida” realiza ações de fiscalização dos eventos em todas as zonas da capital.

Câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) continuarão realizando o monitoramento de bandas e blocos carnavalescos para otimizar a ação policial. Todas as ações de segurança estão sendo realizadas de forma integrada utilizando servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e Detran-AM.

Polícia Militar – Nesta sexta-feira (09/02), a Polícia Militar já inicia o reforço no policiamento no sambódromo no desfile do Grupo de Acesso com mais de 400 policiais. Durante o desfile do Grupo Especial, o patrulhamento ostensivo contará com mais de 700 servidores. No domingo (10/02), durante a 38ª edição do Bloco das Piranhas, o efetivo empregado será de mais de 200 agentes. O Galo de Manaus 2018, que também ocorrerá no Sambódromo, terá um efetivo de 450 policiais.

Detran-AM – Mais de 120 servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estarão distribuídos em pontos estratégicos para orientar e prevenir a ocorrência de acidentes. Os servidores foram mobilizados para trabalhar nas fiscalizações da operação Lei Seca e de educação de trânsito, que tem como foco evitar casos de embriaguez, excesso de velocidade e direção perigosa. A operação “Lei Seca” começa na noite desta sexta-feira (09/02) e segue até 6h da Quarta-feira de Cinzas (14/02). Até o dia 15 (quinta-feira) de fevereiro também estará disponível o Disk-Pileque. Os socorristas receberão as chamadas, por meio do telefone (92) 99146-9863.

Polícia Civil – A Delegacia de Apoio a Grandes Eventos (Dage) contará com a presença de um delegado, três investigadores e um escrivão, para o registro de Boletins de Ocorrência (BOs). As ocorrências que sejam passíveis de flagrantes, serão encaminhadas para o 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ao todo, 538 policiais civis estão participando da operação Carnaval 2018, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Os 1º, 6º, 9º, 10º, 12º, 14º, 15º, 18º e 19º DIPs, além das Delegacias Especializadas, que funcionam como Centrais de Flagrantes, terão o efetivo reforçado no período carnavalesco. Cada Central de Flagrantes, contará, além do efetivo normal, com mais cinco policiais civis.

Corpo de Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atuará na fiscalização de bandas e locais, prevenção e combate a incêndio, bem como no atendimento pré-hospitalar. Além de estar distribuído em seus diversos postos operacionais da capital, a corporação atuará com 90 bombeiros na região do Sambódromo, mais dois caminhões de combate a incêndio e uma unidade de resgate, destinados a atender unicamente as ocorrências dentro dessa área. Neste período também estará realizando fiscalizações nas bandas comunitárias, com um total de 20 bombeiros.

FOTO: vALDO LEÃO E BRUNO ZANARDO/SECOM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui