25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mais de 3 mil pessoas visitaram a exposição de artesanato ‘Expo Indígena’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a loja Info Store e o Manauara Shopping, realizou durante a última semana a “Expo Indígena”, uma exposição de artesanato em alusão ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril. O evento ocorreu no piso Castanheiras, do centro de compras, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e na próxima quinta-feira, 29/4, a loja Info Store realizará um sorteio virtual de uma das peças que estava disponível na exposição, realizada ao longo da semana, e encerrada no último sábado, 24.

O Manauara Shopping é um lugar rico em detalhes, cuidadosamente escolhido para homenagear a fauna, a flora e a cultura da Amazônia. Ao todo, a Semtepi expôs um acervo com 30 peças de diferentes artesãos, todos dentro da temática tribal, o que atraiu a visita de mais de 3 mil pessoas, muitas com interesse em fotografar as indumentárias disponíveis.

A exposição foi idealizada pelo departamento de Economia Solidária e Criativa da secretaria, com o objetivo de homenagear os indígenas ou artesãos, que atuam com artesanato tribal, a fim de reconhecer a importância dessa categoria para a economia e sustentabilidade da região.

Muitos indígenas convidados fazem parte de tribos, e por meio do artesanato ajudam na manutenção do seu povo. Diariamente, a Semtepi levou dois deles para integrar a equipe no espaço de exposição.

“Seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, a Semtepi tem como objetivo unir os artesãos e oferecer espaço e estrutura para exposição e venda de seus produtos, além de promover capacitação empreendedora como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus”, pontuou o diretor do departamento, Sidney Magalhães.

Para a artesã Rosimeire Cardoso, da tribo saterê-maué, a oportunidade foi de grande importância para aproximar a população cada vez mais dos artesãos. “Uma exposição como esta eleva o trabalho dos artesãos e faz com que o interesse pelos produtos aumente, afinal não é apenas o turista que se interessa pelos produtos, a população local também tem demonstrado bastante interesse”, opinou.

Texto – Felipe Brandão / Semtepi

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

spot_img