29.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Mais de 44 mil torcedores lotam a Arena da Amazônia no primeiro jogo de 2024

Partida que marcou a estreia dos clubes foi válida pelo Campeonato Carioca de 2024

Nesta quarta-feira (17/01), a Arena da Amazônia foi palco da partida entre Flamengo e Audax-RJ, válida pelo Campeonato Carioca 2024, marcando a estreia dos clubes na competição e o início da temporada de jogos em estádios amazonenses. Mais de 44.000 torcedores estiveram presentes e presenciaram a vitória rubro-negra em sua estreia na temporada.

“O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, preparou a Arena para a temporada do futebol profissional. Com uma abertura surpreendente, que é o jogo do Flamengo e Audax, que também abre o Campeonato Carioca aqui em Manaus, um ato inédito”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

A Arena da Amazônia desde dezembro esteve em processo de revitalização, foram feitas limpezas nas áreas internas e externas, nova pintura, recuperação do gramado e novo planejamento de identidade visual para a temporada esportiva de 2024. A torcida amazonense lotou o palco de Copa do Mundo para ver o rubro-negro, que não jogava em Manaus desde 2016 e elogiou a estrutura do local.

“É um grande palco, já tiveram vários jogos grandiosos aqui na Arena da Amazônia e a gente sempre espera ter essa qualidade. O gramado foi elogiado, as áreas comuns estão muito boas, os banheiros limpos, então para a gente é muito satisfatório ter tudo isso aqui nesse grande evento”, falou Marcleido Firmino, professor de matemática e torcedor do Flamengo

O jogo começou de forma eletrizante, com Léo Pereira abrindo o placar para o rubro-negro, logo aos dois minutos após cobrança de escanteio. Ainda no primeiro tempo Pedro marcou aos 37 e Everton aos 41 minutos para ampliar o placar. Na volta para o segundo tempo, o Flamengo marcou com Varella, colocando números finais na partida, 4×0 e estreia com vitória.

O calendário de jogos em gramados amazonenses será cheio. Competições como Barezão, Copa Verde, Copa do Brasil, Brasileirão Feminino Séries A2 e A3, Série D e após 18 anos a Série B com o Amazonas FC, clube que contou com o apoio do Governo do Amazonas, que conseguiu o acesso conquistando a Série C de 2023, o primeiro título nacional para o estado.


Investimentos

O Governo do Amazonas investiu em 2023 R$ 7,5 milhões para o desenvolvimento do futebol amazonense, valor inédito na história do estado, além da cessão das praças esportivas administradas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, utilizadas pelos clubes para treinos e jogos. Na base, o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) tem alcançado 15 mil crianças e jovens, revelando atletas para o futebol local e monitorados por clubes da Série A.

Fotos: Julcemar Alves e Mauro Neto/Sedel

spot_img