24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 50 mil pessoas foram atendidas com emissão de documentos no projeto ‘PAC em Movimento’

Iniciativa realizou 96 ações em um ano

No Amazonas, o “PAC em Movimento”, projeto do Governo do Estado administrado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que leva emissão gratuita de documentos para cidadãos da capital e do interior, atendeu 52.703 pessoas em 2019. Entre os itens mais solicitados está a primeira via de RG, com mais de 10 mil emissões em 96 eventos.

De acordo com a titular da Sejusc, Caroline Braz, o projeto facilitou o acesso da população aos serviços de emissão de documentos, otimizando o trabalho já realizado pela Sejusc.

“Com o ‘PAC em Movimento’, o Governo se aproximou, chegou aos bairros, comunidades indígenas e interior do estado, onde as pessoas pouco viam ações do tipo”, ressalta a secretária. “O planejamento para 2020 é agregar mais serviços sociais e de cidadania a essas ações”.

Sobre o projeto – O “PAC em Movimento” estreou em fevereiro de 2019, no município de Novo Airão (distante 195 quilômetros de Manaus). O projeto passou por Manaus e por vários municípios, como Autazes, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Itacoatiara. Entre os serviços oferecidos nas ações estão emissões de RG, CPF e certidão de nascimento, e, em ações pontuais, biometria.

Para indígenas – Entre as comunidades alcançadas estão as do município de São Gabriel da Cachoeira – Iauaretê e Pari Cachoeira, além de Novo Airão e a aldeia Moyaray, em Autazes.

Na última edição, realizada em agosto em São Gabriel da Cachoeira, mais de 6 mil indígenas receberam documentos básicos. Atualmente, São Gabriel da Cachoeira é o município do Amazonas com maior presença de etnias indígenas, que correspondem a 95% da população local.

A próxima ação acontecerá no município de Barreirinha, na segunda quinzena de janeiro.

FOTO: Arthur Castro/Sejusc

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui