27.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Mais de 55 mil pessoas foram contempladas, em 2023, com o programa Detran Cidadão’ na capital e no interior

Somente o projeto “CNH Social” beneficiou 35 mil cidadãos, entre janeiro e dezembro do ano passado

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran Amazonas) alcançou mais de 55 mil pessoas na capital e no interior durante o ano de 2023, por meio do programa ‘Detran Cidadão’, que agrega os projetos “CNH Social”, “CNH na Escola” e “Motociclista Legal”, além da extensão do programa batizado de “Detran Cidadão no Interior”.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-Am, Rodrigo de Sá, o programa surgiu por determinação do governador Wilson Lima, tendo como objetivos uma maior aproximação do órgão com a população e também ofertar programas sociais levando cidadania ao maior número de pessoas.

“O Detran sempre foi considerado um órgão cobrador de taxas. Hoje,   ajudamos a população por meio dos seus projetos sociais, dando oportunidade de emitir sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ter seu curso de mototaxista e equipamento de segurança, além da legislação para os alunos da rede pública, tudo de forma gratuita”, ressalta Rodrigo de Sá.

O projeto “CNH Social”, que disponibiliza de maneira gratuita todo o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, ainda no ano de 2023, por meio da 6ª e 7ª fase do primeiro ciclo, contemplou 15 mil pessoas, sendo dez mil para a capital e cinco mil para o interior, totalizando assim 40 mil contemplados desde o seu lançamento em 2021.

Em 2023, o projeto iniciou o segundo ciclo, onde até o momento foram contempladas 20 mil pessoas, sendo dividido 10 mil para a capital e 10 mil para o interior do Estado. Importante lembrar que foram disponibilizadas, no total, 80 mil vagas, sendo o dobro do ciclo anterior.

Mototaxistas

O projeto “Motociclista Legal” contemplou cerca de 2 mil pessoas, com kit de segurança – composto de capacete e colete – em 12 municípios distintos, além da capital. Entre os interiores beneficiados estiveram: Autazes, Barreirinha, Codajás, Iranduba, Juruá, Lábrea, Manacapuru, Nhamundá, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Tonantins (distantes 113, 331, 240, 27, 674, 702, 68, 383, 369, 117, 57 e 865 da capital, respectivamente).

Já o projeto “CNH na Escola” atendeu 257 alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, com cinco escolas na capital e uma do interior, localizada no município de Manacapuru. “Este ano, estaremos também em outras cidades do Amazonas, levando os nossos projetos sociais, bem como promovendo a cidadania”, comenta o diretor-presidente.

Interior

No ano de 2023, foi iniciado o “Detran Cidadão no Interior”, um pacote de ações realizadas em parceria com outras secretarias, que leva serviços ofertados na capital para os municípios, além da realização de palestras e blitzes naquelas localidades. Ao todo, foram dez edições no último ano, alcançando 20 mil pessoas.

Os municípios atendidos, até o momento, foram Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus); Barreirinha (distante 331 quilômetros da capital); Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus); Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus); Juruá (distante 674 quilômetros de Manaus); Nhamundá (distante 383 quilômetros da capital); Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus); Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros da capital) e Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus).

Rodrigo Sá revela que para 2024 os projetos do Detran continuarão visando sempre os melhores serviços à população e levando benefícios a todos. “A determinação do Governo do Estado é de seguir à risca os projetos sociais, sempre visando o melhor para a população”, conclui Rodrigo de Sá.

FOTOS: Divulgação/ Detran-AM

spot_img