Mais de 70% dos eleitores afirmam que não receberam conteúdo com ataques a candidatos no WhatsApp

Uma pesquisa divulgada pelo Ibope mostra que 73% dos eleitores não receberam conteúdo com críticas ou ataques a algum candidato à presidência da República pelo WhatsApp, na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (23), juntamente com a pesquisa de intenções de votos para Presidente e entrevistou 3.010 eleitores em 208 municípios.

Os candidatos que mais tiveram o nome vinculado a conteúdos compartilhadas pelo WhatsApp foram Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) citados por 18% dos entrevistados na pesquisa.

A pesquisa também perguntou se o conteúdo recebido com informações dos candidatos ajudou, ou não, o eleitor a decidir o voto. 75% disseram que os conteúdos não ajudaram na hora da escolha do voto.

Além disso, a pesquisa do Ibope também perguntou se os eleitores costumavam checar as informações recebidas pelo WhatsApp. Nesse caso, 56% dos entrevistados afirmaram ter conferido se as informações recebidas eram verdadeiras.

As entrevistas do Ibope foram coletadas de 21 a 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou de dois pontos percentuais para menos.

Com a colaboração de Juliana Gonçalves, reportagem, Marquezan Araújo

#Eleições2018