20150427083739Mais de 700 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe, neste ano, no Amazonas. Esse número representa 85% do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde para receber a dose.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, explica por que a meta da campanha de vacinação era imunizar no Estado pelo menos 80 % das pessoas mais vulneráveis à doença.

“O grande objetivo é evitar as complicações e reduzir, ao máximo, as internações e os óbitos. Por isso que os segmentos que são cobertos pela vacina são exatamente aqueles mais vulneráveis e que apresentam mais condições de desenvolverem complicações, internações e óbitos decorrentes da gripe. Em relação às internações, até 45% de redução com a vacina. Em relação aos óbitos, até 75% de proteção, de redução do número de óbitos.”

A vacina contra a gripe, oferecida pelo Ministério da Saúde, é segura e também considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves da doença. O diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que, a partir da data da aplicação da vacina, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que protegem contra a gripe. Por isso, segundo ele, o ideal é receber a dose antes do início do inverno.

“Porque depois de aplicada a vacina, em geral, demora duas semanas, cerca de 15 dias pra que ela produza a proteção integral contra a gripe e todos os anos temos o aumento da circulação dos vírus de gripe e de alguns outros vírus respiratórios também no período mais frio do ano.”

Para receber a vacina contra a gripe, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identidade. As pessoas com doenças crônicas, ou com outras condições clínicas especiais, precisam apresentar prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde não precisam de prescrição médica.

Para saber mais, acesse www.saude.gov.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here