27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mais de 80 mil alunos da rede municipal participaram de segunda aplicação da Avaliação de Desempenho do Estudante

Aproximadamente 82 mil alunos das turmas de 3º, 4º, 6º, 8º anos, do Ensino Fundamental, Projeto Itinerante e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram nesta quarta-feira, 25/7, da aplicação da segunda prova da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). Estudantes de 363 unidades de todas as zonas da cidade, foram avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A primeira ADE realizada no dia 25 de abril, contou com a participação de 75.439 mil estudantes de 360 escolas municipais. A terceira e última prova da ADE será realizada no dia 10 de outubro.

A avaliação começou a ser realizada em 2014 e permite que as escolas trabalhem em cima das habilidades que precisam ser melhor desenvolvidas pelos alunos. Conforme a assessora pedagógica da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Santana Amaral, a expectativa é boa quanto aos resultados positivos. “É a segunda aplicação e vamos aguardar os resultados para um bom resultado, mas acreditamos que as escolas tenham feito um bom trabalho para que isso aconteça diante dos alunos participantes do teste”.

Entre as escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, 5.763 alunos de 42 unidades, participaram da ADE. De acordo com o assessor pedagógico da DDZ Sul, Anderson Rodrigues, as escolas realizaram um trabalho de preparação para que os resultados obtidos fossem positivos. “A nossa expectativa é a de que nossos alunos tenham um resultado satisfatório. Buscamos trabalhar para que nosso rendimento possa crescer cada vez mais”.

A pedagoga Amanda Freitas, da Escola Municipal Waldir Garcia, que trabalha com o formato de Educação Integral, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, explicou que foram desenvolvidas várias atividades pedagógicas durante todo o primeiro bimestre. A meta é alcançar o resultado na primeira prova com 78% dos acertos. “A ADE é um instrumento que nós usamos para melhorar, ver o que está dando certo no trabalho que estamos fazendo, se as crianças estão aprendendo. Enfim, em cima desses resultados vamos planejar as nossas ações futuras”.

Melhor aluna da escola na 1ª ADE, com acertos em todas as questões nas duas disciplinas, a aluna do 4º ano Hanna Cardoso, explicou como foi sua preparação. “Foi fácil. No começo não sabia algumas coisas, mas li a prova de português e respondi tudo. Espero tirar uma boa nota, mas me prepararei mais para a prova de matemática. No final acho que fui bem”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui