32.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Mais de 90% dos atletas Paralímpicos recebem Bolsa Atleta

Com o fim dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a delegação brasileira atingiu marcas importantes no esporte. Com 72 medalhas, 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze, a delegação terminou esta edição na oitava colocação no ranking e superou o desempenho na edição de Pequim, em 2008, quando conquistou 47 medalhas.

Parte dessa melhora no desempenho dos atletas do País pode ser explicada em uma palavra: investimento. De acordo com dado do Ministério do Esporte, 262 dos 289 atletas que participaram dos Jogos Paralimpícos recebem o Bolsa Atleta, incentivo do Governo Federal que atende desde competidores estudantis a atletas de alto rendimento.

Um dos atletas contemplados pelo incentivo do governo federal é Caio Ribeiro. O atleta sempre esteve ligado ao esporte. Antes de sofrer um acidente de moto que resultou na amputação de uma perna, já havia participado de competições de atletismo e jogou futebol profissional na América do Norte. Mas foi na canoagem que Caio se encontrou no esporte. Nos Jogos Rio 2016, ele conquistou o bronze na categoria KL3, para atletas que usam tronco, braços e pernas na remada. “Todo mundo que veio hoje aqui, dar essa força, essa energia, que foi imensa. Foi maravilhoso ter todo mundo aqui. Realmente, foi o combustível que eu precisava para vencer essa prova. Eu agradeço ao CPB e ao Ministério do Esporte. A gente representou. O Brasil representou. Os Jogos Paralímpicos foram um espetáculo. A organização fez um trabalho fantástico. Foi nível primeiro mundo. Estamos juntos”.

Os resultados dos investimentos também podem ser observados nas Olimpíadas. Com 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze, o Brasil ultrapassou as melhores marcas: Atenas, com cinco ouros e Londres, com 17 medalhas. As duas marcas foram batidas no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério do Esporte, 96% dos atletas olímpicos e paralímpicos do Brasil que recebem o incentivo não têm outros patrocínios. Ao todo, 17 mil atletas recebem o Bolsa Atleta desde 2005. O programa já concedeu mais de 43 mil bolsas em um investimento de mais de 600 milhões de reais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui