24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de três mil casas em Eirunepé já foram afetadas pela cheia do Rio Juruá

Prefeitura estima que quase 10 mil pessoas serão afetadas pela subida dos rios no município

A subida do rio Juruá continua castigando o município de Eirunepé. A cheia já atingiu pelo menos 2 mil residências na sede da cidade e mais de mil na zona rural. A prefeitura, que decretou estado de emergência no mês passado, estima que quase 10 mil pessoas serão afetadas este ano.

De acordo com a prefeitura, o rio subiu 10 centímetros desde segunda-feira (1) e já atingiu a marca de 17,06 metros. “Temos nossos levantamentos precisos da cheia, mas para a população, o pior momento enfrentado pelo município foi em 1986, quando a cidade ficou praticamente em baixo d’agua, o que estamos prestes a enfrentar”, explicou o prefeito de Eirunepé, Raylan Barroso.

A prefeitura informou que na sede de Eirunepé 66 ruas já foram afetadas pela subida das águas. Neste ritmo, o Poder Executivo municipal estima que cerca de 10 mil pessoas possam ser prejudicadas, em um momento em que os casos de Covid-19 só agravam o problema em todas as cidades do interior do Amazonas.

Até a noite desta terça-feira, cinco bairros (Perpétuo Socorro, Santo Antônio, Aparecida, São José e parte do centro da cidade) já tinham sido afetados pela cheia do rio. “O governador Wilson Lima esteve na nossa cidade e garantiu apoio do governo do Estado para esta situação. Também estamos fazendo nosso dever de casa e providenciando as estruturas necessárias para ajudar os eirunepeenses”, garantiu Raylan.

spot_img