27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Mais uma família de produtores rurais é beneficiada pelo Programa de Regionalização da Merenda Escolar

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), do Governo do Estado, beneficiou, nesta sexta (06/11), mais uma família de produtores rurais por meio do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Somente neste ano, o programa já cadastrou mais de 900 produtores para fornecimento de itens para compor o cardápio da merenda escolar da rede estadual de ensino. O programa é responsável por melhorar a alimentação dos alunos da rede pública, incentivando a produção de alimentos no Amazonas, além de fortalecer a cultura local.

“O Preme é um programa de fundamental importância para que os alunos tenham mais qualidade na merenda escolar e para os produtores, agroindústrias, associações cooperativas que passaram a ter mais uma possibilidade de escoar seus produtos. A iniciativa é responsável por gerar mais renda para os produtores e mais qualidade na alimentação dos alunos”, explicou o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho.

Participantes do Preme desde o início do programa, em 2004, a produtora rural Francisca do Vale Silva, juntamente com seu esposo e também produtor, Antônio Lima e Silva, compõem uma das famílias que assinou o contrato referente ao ano de 2020. Juntos, eles produzem hortaliças e frutas há mais de 30 anos.

“Trabalhamos como produtores há três décadas e fornecemos para o programa desde o começo. O Preme vem nos ajudando muito, ao longo desses anos, pois ele nos dá a certeza de que vamos ter para quem escoar a nossa produção, antes dele, era tudo muito incerto”.

A ação é executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, que é responsável pela contratação dos interessados, assim como o repasse rotineiro dos itens alimentícios às escolas da rede pública estadual.

Municípios atendidos – Produtores e demais interessados no Preme dos municípios de Iranduba, Manaquiri, Manaus, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Maués, Humaitá, Itaporanga, Tefé e Presidente Figueiredo, já assinaram os contratos.

Foto: Divulgação/ADS

spot_img